Tá na Rede
|
12 de dezembro de 2019
|
18:36

Vereador do PSOL propõe homenagem a Kim Jong-un na Câmara do Rio

Por
Sul 21
[email protected]
Vereador do PSOL propõe homenagem a Kim Jong-un na Câmara do Rio
Vereador do PSOL propõe homenagem a Kim Jong-un na Câmara do Rio
Donald Trump e Kim Jong-un caminham sobre terrotório norte-coreano – Foto: Reprodução YouTube

Da Revista Fórum

O líder da República Popular da Coreia, Kim Jong-un, recebeu Moção de Louvor da Câmara Municipal do Rio, no dia 29 de novembro. A homenagem, concedida pelo vereador Leonel Brizola Neto (PSOL-RJ), ganhou repercussão nesta quinta-feira (12) e gerou polêmica nas redes. O PSOL foi parar no topo dos assuntos mais comentados do Twitter e até parlamentares da legenda criticaram a moção.

No texto apresentado pelo vereador, foi destacado o comando de Kim Jong-un e a reaproximação das Coreias. “Por todo esforço de seu povo e de seu Máximo Dirigente, Excelentíssimo Senhor Kim Jong-un, na luta pela reunificação da Coreia e a necessária busca da paz mundial”, diz o documento.

Segundo reportagem de Felipe Barini, de O Globo, que trouxe a moção à tona, o reconhecimento foi entregue ao norte-coreano em evento que homenageou também o embaixador da Coreia do Norte no Brasil, Kim Chol-hok. O ato foi organizado pelo Centro de Estudos da Política Songun do Brasil, que estuda as bases da doutrina que governa o país asiático.

Críticas

A homenagem gerou muitas críticas nas redes sociais e fez com que o nome do PSOL fosse parar no topo dos assuntos do momento do Twitter. Membros do partido também foram duros quanto à homenagem e disseram que a atitude de Brizola Neto não representa o partido. A ex-deputada federal Luciana Genro (PSOL-RS) e a deputada federal Fernanda Melchinnona (PSOL-RS) foram às redes condenar a Moção.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora