Tá na Rede
|
12 de junho de 2019
|
22:42

Editor do Intercept revela nova conversa entre Moro e Dallagnol sobre ministro Fux

Por
Luís Gomes
[email protected]
Ministro do Superior Tribunal Federal STF Luiz Fux | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

Em participação no programa do jornalista Reinaldo Azevedo, da Rádio Band News FM, o editor do site The Intercept Brasil, Leandro Demori, revelou um novo trecho das conversas vazadas entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol. Antes do trecho ser lido, Demori afirmou que estava apresentando essa nova conversa para que as pessoas julgassem se as relações entre juízes e procuradores expostas pelo site são normais.

Foto: Reprodução/Band News FM

Na conversa datada de 22 de abril de 2016, Deltan revela que conversou com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux sobre o episódio em que o ministro Teori Zavascki, falecido em 2017, criticou Moro por vazar o áudio de conversas envolvendo a então presidente Dilma Rousseff (PT), o que foi uma ação ilegal.

“O ministro Fux disse quase espontaneamente que Teori fez queda de braço com Moro e viu que se queimou, e que o tom da resposta do Moro depois foi ótimo. Disse para contarmos com ele para o que precisarmos, mais uma vez. Só faltou, como bom carioca, chamar-me para ir à casa dele (rs). Mas os sinais foram ótimos. Falei da importância de nos protegermos como instituições. Em especial no novo governo”, escreveu Deltan em conversa repassada a Moro, no que o então juiz respondeu: “Excelente. In Fux we trust”.

Ao final da leitura, Azevedo lembrou que Fux foi o ministro que determinou a censura, contra a Constituição, de entrevistas concedidas pelo ex-presidente Lula antes das eleições de 2018.

Demori disse que o trecho lido no programa ficou de fora de uma das matérias da série publicada pelo Intercept que fala das conversas de Moro com Dallagnol. Durante a conversa com Reinaldo Azevedo, o editor ainda destacou que nada do que foi adiantado por outros veículos como conteúdo de futuras reportagens a respeito do caso que recebe o nome de Vaza Jato é verdade. Ele não precisou quando uma nova reportagem será publicada.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora