Tá na Rede
|
2 de maio de 2019
|
13:30

Em resposta ao bolsonarismo, Flávio Dino homenageia Paulo Freire no Maranhão

Por
Luís Gomes
[email protected]
Em resposta ao bolsonarismo, Flávio Dino homenageia Paulo Freire no Maranhão
Em resposta ao bolsonarismo, Flávio Dino homenageia Paulo Freire no Maranhão
Paulo Freire recebeu o título de patrono da educação brasileira em 2012 | Foto: Reprodução

Da Redação

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou em uma postagem feita no Twitter na noite de quarta-feira (1º) que decidiu conceder a condecoração máxima de seu estado ao educador Paulo Freire, considerado o patrono da educação brasileira e falecido em 1997. A medida é uma clara resposta às críticas que Freire recebe do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e de seus aliados.

“Resolvi conceder ao Prof. Dr. Paulo Freire (in memoriam) a condecoração máxima do Estado do Maranhão. Reconhecimento à importância de sua monumental obra para a educação em todo o mundo. Claro que também no nosso Estado, pois agimos inspirados em suas lições, que são eternas”, escreveu.

O trabalho de Freire, de inspiração marxista, vem sendo usado desde a campanha pelo bolsonarismo para atacar a esquerda, como se os problemas da educação brasileira fossem culpa do educador. Em seu discurso de posse, em abril, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, fez coro a esse discurso. “Se temos uma filosofia de educação tão boa, Paulo Freire é uma unanimidade, por que temos resultados tão ruins?”, disse. Nesta semana, também foi divulgado que a deputada federal Caroline Di Toni (PSL-SC) protocolou um projeto de lei qeu retira de Paulo Freire o título de patrono da educação brasileira.

Na terça-feira (30), em edicão extra do Diário Oficial da União, Bolsonaro concedeu a mais alta condecoração dada pelo governo brasileiro, de Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, ao guru da extrema-direita Olavo de Carvalho. Ele também homenageou políticos aliados, como os ministros Sérgio Moro e Paulo Guedes, os governadores João Dória (PSDB-SP), Wilson Witzel (PSC-RJ) e Romeu Zema (NOVO-MG), o presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP), o vice-presidente Hamilton Mourão, entre outros.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora