Tá na Rede
|
2 de maio de 2019
|
15:20

Brasileiros são os mais populistas do mundo, diz pesquisa do The Guardian

Por
Luís Gomes
[email protected]
Brasileiros são os mais populistas do mundo, diz pesquisa do The Guardian
Brasileiros são os mais populistas do mundo, diz pesquisa do The Guardian

Da Redação

Em uma pesquisa realizada em parceria com o projeto YouGov, o jornal britânico The Guardian aponta que o Brasil tem o maior percentual de pessoas com ideias populistas do mundo. O levantamento, realizado em 19 grandes países, consistiu em uma série de questões e, a partir das respostas, concluiu que mais de 40% dos brasileiros têm visões consideradas populistas.

Em segundo lugar ficaram os sul-africanos, com 39%, mas o percentual dos dois países é quase o dobro da média mundial. Na outra ponta do levantamento, menos de 10% dos japoneses e dinamarqueses foram considerados populistas.

A conclusão do The Guardian é que tanto no Brasil como na África do Sul a confiança na classe política e nas instituições democráticas erodiu nos últimos anos em razão de escândalos de corrupção.

Levantamento divulgado pelo The Guardian mediu o nível de adesão a ideias populistas em 19 países | Foto: Reprodução

Segundo o The Guardian, em geral, os populistas tendem a acreditar que a globalização tem sido ruim para o padrão de vida, a economia e a vida cultural dos países, e são favoráveis a mais medidas de democracia direta em substituição a decisões da classe política. A pesquisa indica, por exemplo, que 84% dos brasileiros “tendem a concordar” ou concordam fortemente” que o governo é liderado por alguns poucos interesses poderosos que só se preocupam com si próprios.

O levantamento entrevistou 21.295 pessoas em 19 países, com 4.542 sendo considerados como populistas a partir das respostas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora