Tá na Rede
|
10 de abril de 2019
|
22:51

Justiça condena Danilo Gentili a 6 meses de detenção por injúria contra Maria do Rosário

Por
Luís Gomes
[email protected]
Justiça condena Danilo Gentili a 6 meses de detenção por injúria contra Maria do Rosário
Justiça condena Danilo Gentili a 6 meses de detenção por injúria contra Maria do Rosário

Da Redação

A juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo, condenou nesta quinta-feira (10) o apresentador de televisão Danilo Gentili a uma pena de seis meses e 28 dias de detenção, em regime semiaberto, pelo crime de injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). Ele poderá recorrer em liberdade. As informações são do Portal UOL.

A condenação é referente a um vídeo publicado por Gentili nas redes sociais com ofensas à deputada em março de 2016. Ela entrou com o processo contra o apresentador na sequência. A defesa alegava que Gentili não teve intenção de ofender a deputada, o que não foi acolhido pela juíza. Do Prado considerou que as ofensas de Gentili a Rosário ultrapassaram a linha ética e configuraram “uso abusivo da liberdade de expressão.

Em nota, a deputada Maria do Rosário diz que a decisão é uma vitória da democracia e da justiça. “A sentença da 5° Vara Federal Criminal de São Paulo deve ser lida como uma convocação à sociedade brasileira de que é necessário retomar o respeito, o bom senso no debate público, nas redes sociais e na vida. Não pode haver impunidade, cabendo ao Judiciário definir os termos da condenação. Considero a decisão um símbolo de que é possível preservar a liberdade de expressão e garantir a dignidade humana. Esta é uma vitória da democracia e da justiça”, diz a nota.

Gentili comentou uma notícia sobre a decisão com uma postagem irônica no Twitter.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora