Tá na Rede
|
17 de março de 2019
|
15:04

FHC diz que clã Bolsonaro age como uma família imperial: ‘É perigoso’

Por
Luís Gomes
[email protected]
FHC diz que clã Bolsonaro age como uma família imperial: ‘É perigoso’
FHC diz que clã Bolsonaro age como uma família imperial: ‘É perigoso’
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em imagem de arquivo | Foto: Instituto FHC/Vinícius Doti

Da Redação

Em entrevista concedida à edição do jornal Estadão deste domingo (17), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou a forma como o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seus filhos vêm atuando nas redes sociais. “O Twitter leva mais ao impulso do que a uma escolha racional, e democracia necessita de algo um pouco racional”, disse.

FHC também criticou o envolvimento dos filhos na comunicação do presidente, dizendo que é “perigoso” e “abusivo” o jogo de “nós contra eles” que têm marcado as postagens dos Bolsonaros. Ele chegou a comparar o clã com uma família imperial. “Nós estamos assistindo ao renascimento de uma família imperial de origem plebeia. É curioso isso. Geralmente, na República, as famílias não têm esse peso. Quando têm, é complicado, porque a instituição política não é a instituição familiar, são coisas diferentes”, disse.

Para o ex-presidente, é preciso uma separação entre o governo e os familiares do presidente. “Quando você tem a instituição familiar assumindo parcelas do jogo de poder, você leva o sentimento demasiado longe. O jogo de poder requer um equilíbrio estratégico, de objetivos e meios para se chegar lá”, disse.

Confira a íntegra da entrevista aqui.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora