Tá na Rede
|
18 de fevereiro de 2019
|
18:10

Filme ‘Marighella’ será lançado no Brasil em ocupação do MTST

Por
Sul 21
[email protected]
Durante as filmagens, Wagner Moura dialoga com Seu Jorge, que interpreta Marighella. Foto: Divulgação

Da Redação

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos, que concorreu à presidência em 2018 pelo PSOL, afirmou em seu Twitter que o lançamento do filme ‘Marighella’ no Brasil ocorrerá em uma ocupação. Ele disse ter conversado com o diretor Wagner Moura sobre o assunto.

O filme, primeiro trabalho de Moura na direção, conta a história do guerrilheiro Carlos Marighella, interpretado por Seu Jorge, e é inspirado na biografia ‘Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo’, escrita pelo jornalista Mário Magalhães.

O longa foi lançado internacionalmente no Festival de Berlin, onde foi aclamado e teve sua estreia marcada por protestos da equipe, que homenageou a vereadora carioca Marielle Franco, assassinada há um ano. Em coletiva após o lançamento, Moura relacionou as histórias de Marighelle e Marielle: “Marighella foi assassinado em 1969. Um homem negro, revolucionário, de esquerda. Foi assassinado pelo Estado dentro de um carro há 50 anos. E 50 anos depois de Marighella, uma vereadora no Rio de Janeiro, também negra, de esquerda e defensora dos direitos humanos, foi assassinada dentro de um carro provavelmente também por agentes do Estado”, afirmou.

A estreia do filme em Berlim também foi marcada pela primeira aparição pública do deputado Jean Wyllys após anunciar sua escolha de sair do Brasil devido a ameaças de morte.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora