Tá na Rede
|
7 de janeiro de 2019
|
20:26

Presidente da Caixa é genro de Leo Pinheiro, delator do triplex

Por
Luís Gomes
[email protected]
Presidente da Caixa é genro de Leo Pinheiro, delator do triplex
Presidente da Caixa é genro de Leo Pinheiro, delator do triplex
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante cerimônia de posse aos presidentes dos bancos públicos | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro empossou nesta segunda-feira (7) os novos presidentes dos bancos públicos. Entre eles, Pedro Guimarães, que passa a presidir a Caixa, que é reconhecido por ser um especialistas em privatizações. Menos notório é o fato de que Guimarães é genro de Leo Pinheiro, ex-executivo da empreiteira OAS, condenado por pagar propinas em troca de favorecimentos para a empresa e que teve a pena reduzida após assinar um acordo de delação premiada em que acusou o ex-presidente Lula de ser o “proprietário oculto” do triplex do Guarujá (SP).

A delação foi peça-chave na condenação do ex-presidente, mas originalmente ele não havia citado Lula. Após ter sua pena aumentada em novembro de 2016, Pinheiro mudou de versão em abril de 2017 e passou a incriminar Lula. Guimarães é casado com Manuella Pinheiro Guimarães, filha de Leo Pinheiro.

Sócio do banco de investimento Brasil Plural, Guimarães é doutor em Economia pela Universidade de Rockester (EUA), especializado em privatizações. Em seu discurso de posse, anunciou que pretende vender parte das empresas de seguros, cartões e loterias vinculadas à Caixa. Ele também disse que tem a intenção de expandir a oferta de microcrédito a taxas mais baixas do que as praticadas pelo mercado atualmente.

(*) Com informações da Carta Capital.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora