Tá na Rede
|
5 de janeiro de 2019
|
21:16

Ministério da Saúde retira de circulação cartilha dirigida a homens trans

Por
Sul 21
[email protected]
Ministério da Saúde retira de circulação cartilha dirigida a homens trans
Ministério da Saúde retira de circulação cartilha dirigida a homens trans

 

Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Da Revista Fórum

Depois de seis meses de lançamento, uma cartilha dirigida a homens transexuais foi retirada do site do Ministério da Saúde. O material mostra dicas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis voltadas para essa população, de acordo com informações de Lígia Formenti, para O Estado de S. Paulo.

A retirada foi atribuída à necessidade de se promover correções na cartilha. Uma das páginas mostra um esquema do órgão sexual feminino e um desenho de uma espécie de seringa invertida, batizada de “pump”, usada para aumentar o clitóris.

Conforme o Ministério, o esquema deveria vir acompanhado de esclarecimentos, mas não informou por que essa eventual “falha” foi identificada somente seis meses após o lançamento do material e se ele será colocado novamente no site.

A cartilha também foi impressa e distribuída para serviços dirigidos à população trans em todo o País, com tiragem é de 23,5 mil exemplares. O ministério ainda não resolveu se irá recolher o material ou se encaminhará uma errata, com advertências sobre o cuidado para o uso do “pump”.

Rosa de Alencar Souza, diretora em exercício do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo, declarou que o centro já começou a distribuir o material. “A cartilha traz informações importantes para essa população. Não há nada ali que justifique a retirada de circulação”, revela.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora