Tá na Rede
|
29 de janeiro de 2019
|
15:40

Ativista Brenda Lee é homenageada pelo Google no Dia da Visibilidade Trans

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Reprodução/ Google

Da Redação

Neste 29 de janeiro, Dia da Visibilidade Trans, o Google homenageia em sua página principal a ativista transexual brasileira Brenda Lee, conhecida como “anjo da guarda das travestis”, em função de sua luta para auxiliar vítimas de AIDS em um período em que a doença ainda era um tabu. A homenagem também marca os 71 anos da militante, que faria aniversário em 10 de janeiro deste ano.

Nascida em Bodocó, Pernambuco, em 1948, Brenda se mudou para São Paulo na adolescência. Lá, começou a receber pessoas portadoras do vírus HIV. Sua casa de acolhimento ficou conhecida como ‘Palácio das Princesas’ ou Casa de Apoio Brenda Lee.

Brenda foi assassinada com tiros na boca e no peito em 28 de maio de 1996, aos 48 anos. Seu corpo foi encontrado dentro de uma Kombi. Na época, duas pessoas foram presas e responsabilizadas por sua morte.

O Palácio das Princesas de Brenda tornou-se uma organização não governamental (ONG) após sua morte. Em 2016 o espaço reabriu e voltou a acolher travestis e transexuais soropositivos e funciona até hoje. De acordo com o site da Casa, o local disponibiliza também “serviços de aconselhamento quanto a orientação sexual, psicológicos, jurídicos, educação, encaminhamentos e intervenção em defesa das vítimas”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora