Tá na Rede
|
1 de janeiro de 2019
|
14:16

Acesso limitado a água e banheiro: jornalistas relatam condições precárias em cobertura da posse

Por
Luís Gomes
[email protected]
Acesso limitado a água e banheiro: jornalistas relatam condições precárias em cobertura da posse
Acesso limitado a água e banheiro: jornalistas relatam condições precárias em cobertura da posse
Jornalista relata que profissionais terão acesso limitado à água e a banheiro na cobertura da posse | Foto: Reprodução

Da Redação

O forte esquema de segurança montado para a posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL) colocou os jornalistas credenciados para cobrir a cerimônia em situação de precariedade. Uma série de relatos postados no Twitter dão conta de que os profissionais que estão no Congresso Nacional, em Brasília, na manhã desta terça-feira (1º), foram colocados em um brete sem cadeiras, tendo que se sentar ao chão enquanto aguardam por horas o início do evento e estariam, inclusive, com acesso limitado a banheiro e água.

Um dos relatos é da editora-chefe do jornal Correio Braziliense, Ana Dubeux, que publicou um vídeo em que relata as condições de trabalho impostas pelo esquema de segurança para os primeiros jornalistas que chegaram ao Senado. Ela também relata que foi imposta uma limitação na circulação dos profissionais.

A editora-chefe do Destak, Iara Lemos, também fez uma série de postagens em que relatava que os jornalistas foram colocados em uma área com condições precárias. Ela aponta que os profissionais foram impedidos de entrar nos espaços reservados com garrafas de água e frutas e, inicialmente, não tinha acesso a bebedouro e a banheiro. Posteriormente, foi permitido o acesso a essas instalações até às 13h, duas horas antes da posse. Em um tuíte posterior, ele informou que, após reclamações dos jornalistas, o aparato de segurança levou garrafas de água e de café para os jornalistas que estavam “confinados” na chapelaria do Congresso.

A precariedade das condições oferecidas aos jornalistas também já foi relatada em um artigo de Miriam Leitão e por diversos outros profissionais da imprensa. Confira mais reações a seguir.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora