Tá na Rede
|
23 de novembro de 2018
|
15:26

‘Mundo inverso’: editorial da Vogue questiona padrões racistas

Por
Sul 21
[email protected]
‘Mundo inverso’: editorial da Vogue questiona padrões racistas
‘Mundo inverso’: editorial da Vogue questiona padrões racistas

 

Da Redação 

Neste ano, a edição especial da revista Vogue de novembro, tradicionalmente focada no Rio de Janeiro, centrou parte de seu conteúdo no empoderamento negro. A capa foi estampada pela atriz Taís Araújo, uma das 100 personalidades afrodescendentes mais influentes do mundo com menos de 40 anos, segundo o Mipad, e nomeada defensora dos direitos das mulheres negras pela ONU Mulheres Brasil.

Após polêmica envolvendo fantasias no baile promovido anualmente pela revista – quando uma convidada usou acessórios associados à tortura “em homenagem aos escravos” – a Vogue realizou editorial questionando padrões socioeconômicos e a concepções hierárquicas entre negros e brancos.

Em foto originalmente publicada na página no Facebook da jornalista e escritora Alexandra Loras, mulheres negras posam em primeiro plano enquanto empregadas brancas aparecem ao fundo. “Provocação para refletirmos sobre igualdade”, descreve a jornalista, na postagem. “Ver os papeis invertidos incomoda, né? Pega bem na ferida dos nossos privilégios e joga na nossa cara a realidade”, comentou uma usuária.

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora