Tá na Rede
|
13 de novembro de 2018
|
17:23

Filme sobre o golpe, ‘O Processo’, é pré-indicado ao Oscar

Por
Sul 21
[email protected]
Filme sobre o golpe, ‘O Processo’, é pré-indicado ao Oscar
Filme sobre o golpe, ‘O Processo’, é pré-indicado ao Oscar
Divulgação

Rede Brasil Atual

O documentário O Processo, que reconstitui os 271 dias que antecederam o golpe do impeachment que retirou Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República, foi pré-indicado na categoria Melhor Documentário para concorrer ao Oscar 2019, uma das premiações cinematográficas mais reconhecidas mundialmente. Ao todo,  outras 166 produções concorrem ao troféu.

O filme, dirigido por Maria Augusta Ramos, já havia sido aclamado pela crítica em importantes circuitos, como o Festival de Berlim, onde chegou a ser escolhido pelo público como terceiro melhor documentário da mostra.

À época de sua estreia, a diretora chegou a afirmar, durante entrevista ao jornalista Juca Kfouri, no programa Entre Vistas, da TVT, que o filme, ao retratar os bastidores e a disputa pela narrativa entre opositores e apoiadores de Dilma e da democracia, não apresenta lados. “Tento retratar a realidade por diversas narrativas e pontos de vista”, explicou.

Outras duas obras brasileiras também concorrem na mesma categoria de Melhor Documentário, Nossa Chape que relembra a tragédia aérea com a equipe de futebol do clube Chapecoense em 2016, e Piripkura, que dá nome também a uma etnia indígena e conta a história de dois de seus descendentes, que sobrevivem em uma área dominada por madeireiros e fazendeiros.

A seleção final dos concorrentes ao prêmio máximo da academia de cinema norte-americana será anunciada no dia 22 de janeiro e a premiação ocorrerá no dia 24 de fevereiro.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora