Tá na Rede
|
18 de novembro de 2018
|
12:12

Após críticas e piadas, futuro chanceler de Bolsonaro publica novo artigo sobre ideologia

Por
Sul 21
[email protected]
Após críticas e piadas, futuro chanceler de Bolsonaro publica novo artigo sobre ideologia
Após críticas e piadas, futuro chanceler de Bolsonaro publica novo artigo sobre ideologia
Jair Bolsonaro e o futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Fraga Araújo (dir.). Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Da Redação*

Após uma enxurrada de críticas e piadas desde o anúncio de seu nome como futuro Ministro de Relações Exteriores do Governo Jair Bolsonaro (PSL), o embaixador Ernesto Araújo publicou um novo artigo em seu site “contra o globalismo”, Metapolítica 17. No texto, intitulado “ideologia não, ideias sim”, ele afirma que “os brasileiros nos revoltamos contra a ideologia que nos dominou, aberta ou insidiosamente, por muito tempo, sob a forma do marxismo escancardo ou mais frequentemente do globalismo com suas várias vertentes. Agora, essa ideologia tenta metamorfosear-se para seguir dominando (SIC)”.

Para o futuro ministro de Bolsonaro,”ninguém quer substituir uma ideologia por outra”. “Mas não se deve, tampouco, substituir a ideologia pelo vazio, pelo mecanicismo, pela tautologia, pela superficialidade. Para vencer a ideologia há que voltar a pensar, e não deixar de pensar, sob a desculpa de que qualquer pensamento é ideológico”.

Em meio às idas e voltas do governo do qual fará parte, o chanceler diz ainda que “um saudável pragmatismo deve substituir a ideologia”. “Ser pragmático não significa não ter coração. Ser pragmático significa estudar a realidade a partir do que somos e buscar os melhores caminhos para o que queremos ser”.

Ideologia e pragmatismo

Com diferentes significados – sendo o mais comum o conjunto de ideias e visões de mundo que orientam um grupo social -, a ideologia é um termo que foi cunhado pelo filósofo francês Destutt de Tracy para definir a “ciência das ideias”, que recebeu críticas de Napoleão Bonaparte, que dizia que De Tracy e seus seguidores eram “deformadores da realidade”.

Dentro do conceito do materialismo dialético do sociólogo prussiano Karl Marx, a ideologia é, em resumo, um conjunto de proposições e ideias criado pela classe dominante para manter seu status e controle da sociedade.

Já o pragmatistmo é uma linha de pensamento filosófico criado, no fim do século XIX, pelo filósofo americano Charles Sanders Peirce, pelo psicólogo William James e pelo jurista Oliver Wendell Holmes Jr. que, basicamente, diz que o sentido de uma ideia corresponde ao conjunto dos seus desdobramentos práticos.

*Com informações da Revista Fórum


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora