Tá na Rede
|
3 de julho de 2018
|
14:37

Novo presidente mexicano anuncia gabinete composto por sete mulheres e nove homens

Por
Sul 21
[email protected]
Novo presidente mexicano anuncia gabinete composto por sete mulheres e nove homens
Novo presidente mexicano anuncia gabinete composto por sete mulheres e nove homens
Arte: Abre Más Los Ojos/Reprodução

Da Redação

Andrés Manuel López Obrador foi eleito na última segunda-feira (2) como novo presidente do México. Com experiências de movimentos sociais e visões de esquerda, López Obrador foi eleito com cerca de 53% de votos, muito à frente do segundo colocado, Ricardo Anaya, que ficou com 22,5%. Ainda na madrugada de segunda, o candidato eleito anunciou os nomes dos ministros que irão compor seu gabinete. O Ministério mexicano contará com a gestão de sete mulheres e nove homens.

A decisão equilibrada de homens e mulheres para compor o gabinete do novo presidente mexicano chama atenção por destoar da composição do ministério brasileiro. Após assumir a presidência do Brasil, em maio de 2016 – em razão do impeachment da então presidente Dilma Rousseff -, Michel Temer nomeou apenas homens para compor a Esplanada. A mesma decisão não acontecia desde 1974, com o governo de Ernesto Geisel, durante o regime militar. A primeira e única ministra do governo Temer só seria nomeada em setembro de 2016: Grace Maria Fernandes Mendonça assumiu a Advocacia-Geral da União, após a demissão de Fábio Medina Osório.

As ministras do governo de López Obrador, que assumirá em 1 de dezembro de 2018, compõem as seguintes secretarias: Secretaria de Governo, Secretaria de Desenvolvimento Social,  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Secretaria de Economia, Secretaria da Função Pública, Secretaria do Trabalho e da Previdência Social e Secretaria de Cultura.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora