Tá na Rede
|
2 de julho de 2018
|
12:25

Globo impõe censura nas redes sociais a seus jornalistas

Por
Luís Gomes
[email protected]
Globo impõe censura nas redes sociais a seus jornalistas
Globo impõe censura nas redes sociais a seus jornalistas

Da Redação

O Grupo Globo, que controla a principal emissora de TV do País e uma série de outros veículos, divulgou no domingo  (1) uma carta do seu presidente João Roberto Marinho delimitando novas diretrizes para a atuação dos jornalistas empregados pela empresa em redes sociais. O posicionamento do grupo é para que os funcionários evitem qualquer ação que “possa comprometer a percepção de que exercem a profissão com isenção e correção”.

As diretrizes consideram que toda rede social é potencialmente pública e que determinadas postagens podem levar à perda de isenção, por isso o jornalista deve “evitar tudo o que comprometa a percepção de que o Grupo Globo é isento”. As diretrizes determinam que os jornalistas não devem expressar opiniões políticas, apoiar partidos e candidaturas, defender ideologias e tomar partidos em questões “controversas e polêmicas” cobertas pelos veículos jornalísticos do grupo. “Em síntese, esses jornalistas não devem nunca se pôr como parte do debate político e ideológico”. Isso incluiria inclusive a ação indireta, como “curtir” publicações ou eventos de outras pessoas. A empresa diz ainda que os jornalistas “têm o inalienável direito de discutir o que bem entender” em grupos de aplicativos de mensagens, mas alerta para possíveis vazamentos.

As novas diretrizes, no entanto, fazem ressalva a atuação de articulistas e colunistas, que ficam liberados para exercer a possibilidade de opinião, mas ainda assim diz que estes não devem agir como militantes partidários ou de ideias e que são “vedados” de apoiar candidatos ou partidos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora