Tá na Rede
|
2 de julho de 2018
|
13:11

Ermínia Maricato nega entrevista à Globo e justifica em carta: ‘Não quero ser usada para criticar o PT’

Por
Luís Gomes
[email protected]
Ermínia Maricato nega entrevista à Globo e justifica em carta: ‘Não quero ser usada para criticar o PT’
Ermínia Maricato nega entrevista à Globo e justifica em carta: ‘Não quero ser usada para criticar o PT’

Da Redação

Convidada a dar entrevista para o programa Fantástico, da Rede Globo, a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato, umas das principais especialistas do Brasil em habitação e reforma urbana do País, se recusou a participar e divulgou uma carta explicitando seus motivos. Maricato disse que tomou a decisão por que não tinha garantias de que suas palavras não seriam distorcidas e que, por outro lado, não estava disposta a ser “usada para criticar o PT”.

Confira o conteúdo da carta:

Divido com vocês porque não é sempre que a gente sapateia sobre a Globo. Em geral é o contrário. E todos os dias.

Querido XXXX, se eu tivesse garantia de que vocês iriam divulgar exatamente o que eu disser teria o maior prazer em dar a entrevista, mas infelizmente não acredito que vocês terão coragem de criticar os especuladores imobiliários, as prefeituras dominadas por interesses de proprietários de imóveis e incorporadores, o judiciário que desconhece a legislação urbanística e a função social da propriedade…

Tenho certeza de que vocês vão divulgar: houve um investimento gigantesco, como nunca no país, com muitos subsídios para a população de baixa renda e no entanto o preço da moradia subiu (mais de 200% entre 2009 e 2015), o preço dos aluguéis subiu (hoje mais da metade do déficit é devido ao excesso de comprometimento da renda com aluguéis).

Devido à falta de regulação fundiária e imobiliária e graças ao processo especulativo as cidades explodiram tornando-se mais dispersas. Isso significa que elas estão mais caras e menos sustentáveis. Acontece que a regulação do uso e da ocupação do solo é municipal. É evidente que o governo federal errou ao apostar apenas no movimento de obras que seguraria o crescimento do PIB e do emprego após a crise de 2008 sem atentar para o que construir e principalmente ONDE CONSTRUIR, mas a especulação generalizada não foi responsabilidade apenas do Governo Federal. Em período de FLA X FLU não há espaço para reflexões complexas. E na Globo muito menos. É pena. Quem sofre somos todos nós e principalmente o povo e o meio ambiente. Não me queira mal. Mas não quero ser usada para criticar o PT. Os problemas são bem mais profundos. Abraço.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora