Tá na Rede|z_Areazero
|
9 de abril de 2018
|
00:48

Áudio gravado em avião de Lula diz ‘manda esse lixo janela abaixo’; FAB confirma mensagens

Por
Sul 21
[email protected]
Áudio gravado em avião de Lula diz ‘manda esse lixo janela abaixo’; FAB confirma mensagens
Áudio gravado em avião de Lula diz ‘manda esse lixo janela abaixo’; FAB confirma mensagens

Da Redação

Áudios que circulam em aplicativos de mensagens neste domingo (8) mostram pessoas não identificadas dizendo ao piloto que transportou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Curitiba, no sábado (7), frases como “manda este lixo janela abaixo” e “leva e não traz nunca mais”. Dois veículos de imprensa, o portal R7 e o Jornal do Brasil, confirmaram junto à Força Aérea Brasileira que as mensagens foram realmente gravadas no voo. As matérias foram publicadas neste domingo.

A primeira delas, do portal da Rede Record, narra um trecho do áudio supostamente entre o piloto do avião PR-AAC, que levou o ex-presidente e uma pessoa ainda não identificada. Enquanto piloto fala sobre embarque, a outra pessoa diz: “Leva e não traz nunca mais!”.

A reportagem diz: “Por meio de nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou que a conversa ocorreu instantes antes da decolagem da aeronave que levava o ex-presidente e que a frase não foi dita por um controlador da torre. No entanto, a FAB não soube informar se tratava-se de um piloto”.

A FAB esclareceu ainda que, por se tratar de uma frequência aberta, qualquer pessoa com equipamento que estivesse conectado a ela poderia ouvir o que estava sendo dito. As regras de tráfego aéreo, porém, determinam que toda pessoa conectada se identifique.

O Jornal do Brasil conseguiu um trecho do áudio em que outro homem não identificado fala em “mandar esse lixo janela abaixo”, se referindo ao preso transportado.

O trecho foi transcrito pelo jornal. Um interlocutor diz: “Vamos tratar só do necessário. Vamos respeitar o nosso trabalho aqui”. O homem responde: “Eu respeito mas manda este lixo janela abaixo aí…- responde outra voz de homem”. Por fim, uma mulher, também não identificada intervém: “Pessoal, a frequência é gravada e pode ser usada contra a gente. Então, mantenham a fraseologia padrão, por gentileza”.

A FAB não deixou claro se irá abrir sindicância para apurar o caso.

O portal mineiro Hoje Em Dia publicou a nota da FAB na íntegra:

“A comunicação apresentada é verdadeira e ocorreu instantes antes da decolagem da aeronave PR-AAC do aeroporto de Congonhas na noite de sábado (08/04).
Entretanto, podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo. 
Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar, porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem,  o que evidentemente não ocorreu neste caso”


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora