Tá na Rede
|
16 de março de 2018
|
20:07

Repercussão de morte de Marielle nas redes mostra extrema-direita acuada

Por
Sul 21
[email protected]
Repercussão de morte de Marielle nas redes mostra extrema-direita acuada
Repercussão de morte de Marielle nas redes mostra extrema-direita acuada

Da RBA

Levantamento feito pela FGV DAPP (a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas) mostra que a morte da vereadora carioca Marielle Franco, do PSOL, teve enorme repercussão nas redes sociais. Em 19 horas – entre as 22h da quarta-feira (14) e as 17h da quinta (15) –, foram registradas 567,1 mil menções no Twitter.

No total, há três grupos identificados pela pesquisa que destacam o luto e a trajetória de Marielle. Eles são responsáveis por mais de 88% do debate na rede e, entre suas postagens mais populares, prevalece a visão de que ela foi vítima de um crime político, e não comum, com o envolvimento de agentes policiais.

Boa parte dos tuítes menciona a denúncia feita por Marielle no domingo (11), sobre a ação de policiais militares do 41º BPM na favela de Acari, como um possível motivo para o assassinato. O nome da vereadora aparece em 60% das publicações e, entre as palavras relacionadas no debate aparecem “negra”, em 74 mil menções (ou 13%); “mulher” (10%, 62 mil) e “assassinada” (10%, 57 mil); “execução” e “executada”, com 57 mil menções cada uma (ou 9%). A frequência dos termos mostra a visão de uma execução e não uma suposta tentativa de assalto.

Outro grupo identificado no estudo (em azul claro, no gráfico acima) respondeu por 7,14% dos tuítes na discussão. Estes perfis fizeram uso do debate para criticar o PSOL, a esquerda e ativistas dos direitos humanos de uma forma geral.

Em meio às postagens relacionadas ao tema, a hashtag mais usada foi #mariellepresente, que apareceu em 44,7 mil postagens, ou 8% do debate. Ocupando durante boa parte do período o primeiro lugar nos trending topics do Twitter no Brasil. Outras expressões relevantes foram #nãofoiassalto, mencionada em 17 mil postagens, ou 3% do total; #mariellefranco, em 11 mil postagens, ou 2%; e #mariellefrancopresente e #justiçaparamarielle, que constaram em aproximadamente 5,7 mil postagens, 1% cada uma.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora