Tá na Rede
|
21 de março de 2018
|
19:10

Banda Pearl Jam publica cartaz criticando intervenção militar no Rio de Janeiro

Por
Sul 21
[email protected]
Banda Pearl Jam publica cartaz criticando intervenção militar no Rio de Janeiro
Banda Pearl Jam publica cartaz criticando intervenção militar no Rio de Janeiro

Da Redação

Com show marcado no estádio do Maracanã para a noite desta terça-feira (21), a banda norte-americana Pearl Jam compartilhou em suas redes sociais um cartaz em que critica a intervenção militar, decretada por Michel Temer (MDB), na cidade.

O cartaz foi criado pelo artista Ravi Amar Zupa. Em um texto que acompanha a arte, ele explica que a peça é uma homenagem à cidade, “especialmente, às pessoas das favelas que, apesar da obscena desigualdade, encontra formas de construir cidades nas encostas de montanhas”.

Nele, pássaros nativos do Brasil, como tucanos e papagaios, aparecem fardados como militares e com armas. Zupa diz ainda que sua inspiração seria o absurdo das criações de Hieronymous Bosch, pintor holandês do século XV.

A banda Pearl Jam é liderada pelo cantor e compositor Eddie Vedder. Ele é conhecido também por expressar suas opiniões políticas em defesa dos direitos humanos em seus shows e pela participação em campanhas. Em 2006, por exemplo, os membros da banda criaram a fundação Vitalogy que ajudou em causas ao redor do mundo, desde pesquisas sobre câncer, passando pela situação de crianças em abrigos até organizações de combate à fome na África.

Vedder também militou pela libertação dos três jovens presos em Memphis, nos anos 1990, pelo assassinato de três crianças de 8 anos. Os três passaram quase 20 anos na prisão, sem provas contra eles. Conhecidos como “West Memphis Three”, a causa mobilizou vários artistas, inclusive contra a pena de morte.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora