Tá na Rede
|
30 de dezembro de 2017
|
19:44

Denúncia do MPF envolvendo RBS e Nardes na Zelotes está pronta para julgamento no STF

Por
Sul 21
[email protected]
Denúncia do MPF envolvendo RBS e Nardes na Zelotes está pronta para julgamento no STF
Denúncia do MPF envolvendo RBS e Nardes na Zelotes está pronta para julgamento no STF
Manifestante lembra denúncia, em Porto Alegre | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

O inquérito da Operação Zelotes que envolve o Grupo RBS e o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, está pronto para ir a julgamento no Supremo Tribunal Federal. Relator do processo, o ministro Ricardo Lewandowski enviou na terça-feira (26) a conclusão para a presidência do tribunal. O inquérito corre em segredo de justiça.

No Twitter, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) se manifestou sobre o assunto. “No inquérito existem, contratos, cheques, extratos, planilhas, número de contas e valores pagos e recebidos pelos integrantes do esquema criminoso”, escreveu.

Deflagrada em março de 2015, a Zelotes investiga esquema de corrupção dentro do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), órgão do Ministério da Fazenda que julga recursos administrativos de multas aplicadas à empresas e pessoas físicas por sonegação fiscal e previdenciária. Pelo menos 7O empresas estão na lista de investigados da operação, incluindo RBS, Gerdau e Rede Globo.

Em agosto, o ex-auditor da Receita, Paulo Cortez, se tornou o primeiro investigado da operação a firmar acordo de delação premiada. Ele confirmou as denúncias contra o grupo gaúcho.

Conforme reportagem d’O Estado de S. Paulo, a RBS é suspeita de pagar R$ 15 milhões para a empresa de consultoria de um dos principais investigados na Zelotes, o advogado José Ricardo da Silva, para influenciar a tramitação de seu processo no Carf. Em 2001, quando foi autuada, a dívida da empresa com o fisco chegava a R$ 258 milhões.

O ministro Nardes teria participado das tratativas com conselheiros para abater a dívida da empresa. De acordo com as denúncias, o esquema funcionava através de negociantes que tinham influência sobre os conselheiros do Carf. Esses vendiam pareceres que ajudavam a anistiar ou diminuir as dívidas com a Receita. As empresas pagavam valores menores do que a dívida e os operadores dividiam o lucro da propina.

Agora, cabe à presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, marcar o julgamento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora