“Travesti da Lambada e Deusa das Águas”, de Bia Leite, foi inspirada no Tumblr Criança Viada | Divulgação / Santander Cultural

Da Redação

O Tumblr Criança Viada, página que inspirou obras de Bia Leite expostas no QueerMuseu, foi reativado quarta-feira (13/09). O perfil voltou à atividade após o encerramento antecipado da mostra de arte promovida pelo Santander e deve continuar fazendo publicações até o dia 8 de outubro. A escolha do autor, o jornalista Iran Giusti, se deu por ser “a data em que ficaria em cartaz a exposição se o Santander Cultural não tivesse se curvado à censura e ao conservadorismo.”, declarou, em postagem no Tumblr.

O projeto surgiu em outubro de 2012 e, através de fotos de infância enviadas pelos colaboradores do perfil, celebra a liberdade das crianças ao quebrarem os padrões de gênero. Após ter seu conteúdo utilizado por uma conta fake que promovia as fotos com teor de ridicularização, o fundador suspendeu suas atividades em maio de 2014. O perfil ficou inativo até que, com a repercussão das telas de Bia Leite que se baseou em fotos do Tumblr Criança Viada, Iran recomeçou as atividades.

Iran Giusti foi repórter do iG e redator do BuzzFeed Brasil antes de se tornar um dos idealizadores da Casa 1, espaço cultural e de acolhimento para pessoas LGBTs em situação de risco, localizada em São Paulo. No dia marcado para o encerramento das atividades da página (08/10), acontecerá também uma roda de conversa sobre “Infância e homossexualidade” na Casa 1.