Tá na Rede
|
1 de dezembro de 2015
|
14:06

TJ-RJ considera improcedente ação de Ali Kamel contra blogueiro

Por
Sul 21
[email protected]
TJ-RJ considera improcedente ação de Ali Kamel contra blogueiro
TJ-RJ considera improcedente ação de Ali Kamel contra blogueiro
Foto: GGN Divulgação
Ali Kamel | Foto: GGN Divulgação

Do Portal Imprensa
Com GGN

O desembargador Celso Luiz de Matos Peres, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), considerou improcedente a ação de indenização por dano moral movida pelo Diretor de Jornalismo e Esportes da Rede Globo, Ali Kamel, contra o blogueiro Marco Aurélio Cordeiro de Mello.

No processo, Kamel exigia indenização pelo texto “Um desabafo” publicado em julho de 2013 no blog “DOLADODELÁ”. Segundo o diretor de jornalismo, o blogueiro o teria retratado como “uma figura soturna, responsável pela suposta devastação do departamento de jornalismo da TV Globo, ao qual teria imposto um clima de terror por meio de práticas como assédio moral, intimidação e perseguição”.

O magistrado decidiu pela improcedência do processo levando em consideração a atuação do jornalista como “manifestação do livre exercício do direito de expressão e manifestação do pensamento”.

Em carta enviada ao jornalista Miguel do Rosário, do site O Cafezinho, o blogueiro descreve sentimento de “alívio” com a decisão judicial. “Por causa desta e de outra ação em que sou réu, nos últimos cinco anos já ‘comi o pão que o diabo amassou’. Fui ridicularizado por colegas de profissão, criticado por amigos e parentes e vi o mercado de trabalho encolher em mais de 50%. Afinal, o oligopólio Globo emprega a metade de todos os profissionais do país, direta ou indiretamente. Tudo porque decidi contar minha experiência profissional de mais de uma década e desafiar aqueles que insistem em exercer o poder de informar de maneira inescrupulosa e tirânica, uma afronta à Democracia e uma permanente ameaça à Paz e à Justiça Social”, escreveu.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora