Notícias em geral
|
9 de setembro de 2016
|
17:02

Cine gênero & sexualidade exibe XXY

Por
Sul 21
[email protected]
Cine gênero & sexualidade exibe XXY
Cine gênero & sexualidade exibe XXY
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Cine gênero e sexualidade exibe uma co-produção França/Espanha/Argentina, o filme XXY, que aborda a intersexualidade. O longa com direção de Lucía Puenzo (2007) será exibido na quinta (15), às 19h, no Anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima, no 2º andar do prédio 3. A sessão tem entrada franca e não necessita inscrição. Após o filme haverá um debate sobre a intersexualidade sob o ponto de vista da Antropologia e da Genética. Foram convidados para o bate-papo a psicóloga e antropóloga Paula Sandrine Machado e o médico geneticista Rafael Fabiano Machado Rosa.

Sinopse: O filme conta a história de Alex (Inés Efron), adolescente intersexual criada de forma livre por seus pais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a situação em que a criança se encontra, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai para que ela mesma, mais tarde, possa tomar decisões próprias em relação a seu corpo e à vivência da sexualidade. Eles estão convencidos de que uma cirurgia seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro.

Palestrantes:

Paula Sandrine Machado é professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS e professora colaboradora do Programa de Antropologia Social da UFRGS, psicóloga com mestrado e doutorado em Antropologia Social (UFRGS), realizou estágio de doutorado no Centre de Recherche Médecine, Sciences, Santé et Société (CERMES), Villejuif, França e integra o Núcleo de Pesquisas em Antropologia do Corpo e da Saúde (Nupacs – PPGAS, UFRGS) e o Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (Nupsex – PPGPSI, UFRGS).

Rafael Fabiano Machado Rosa é professor do Programa de Pós-Graduação em Patologia e professor adjunto da disciplina de Genética Médica da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), graduado em medicina na UFCSPA, com residência em Genética Clínica, mestre e doutor e pós-doutor em Patologia (UFCSPA), além de Post-Doctoral Fellow pela University of Colorado Denver (EUA) (2007). Atuou como geneticista clínico do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora