Notícias em geral
|
25 de agosto de 2016
|
16:11

Lançamento de ‘A Natureza Intensa’ de Nelson Rego

Por
Sul 21
[email protected]
Lançamento de ‘A Natureza Intensa’ de Nelson Rego
Lançamento de ‘A Natureza Intensa’ de Nelson Rego
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma garota se exibe para uma plateia nada usual. Um jogo de farsantes sinceras se desenrola durante as noites num labirinto de canais. O desejo aproxima a juventude da face que lhe é oposta: alguém que parece nos enxergar de muito longe. E a natureza emerge até provocar o clímax que faz o indivíduo transbordar para além de si. Uma estranha felicidade aflora das tramas: transgressora.

Nos quatro contos, esse sentimento brota por todos os lados e tem a força da correnteza e da libertação. Os transgressores rompem algo ao mesmo tempo nítido e de difícil definição, eles têm a leveza de quem encontrou o seu repouso na velocidade. De onde vieram esses singulares personagens? Eles parecem ter sempre vivido aqui. Eles parecem tão familiares e, talvez por isso, estranhos. A sedução se faz para além do corpo: com o pensamento.

A natureza intensa, de Nelson Rego, será lançado pelo Terceiro Selo no dia 31 de agosto de 2016 (quarta-feira), a partir das 19h30min, na Saraiva do Moinhos Shopping, em Porto Alegre. Formado por quatro histórias interligadas, o livro mostra a trajetória de personagens que variam desde meninas vindas de alagados e favelas, que encontram num ambiente de ambígua pulsão erótica a chance de escapar a destinos que se anunciavam opressivos, até uma inquietante industrial e financista, que faz do jogo e da ruptura de limites o seu modo de vida. O leitor participa da jornada como um voyer, acompanhando cenas que tanto revelam quanto camuflam o quebra-cabeça onde se inserem.

Este é o quarto livro de Nelson Rego, que já recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura em 2011, com o livro de contos Daimon junto à porta. Na orelha, a escritora Moema Vilela fala sobre o estilo narrativo do autor. “O autor, à moda de outros criadores desvelados no livro, domina o ofício da linguagem. Capturado pelos sentidos e pela sofisticação da escrita, logo o leitor perceberá que as frases deleitosas são isca: os personagens têm a língua ardente para o convencimento, e um universo de valores próprios a partilhar. Em diálogos insistentes, provocantes, eles buscam o ilimitado, traçando um caminho que eventualmente se propõe para além do bem e do mal. Mas não há coação, nem é preciso. A narrativa é movida por sedução, a perícia de deslumbrar, em um mundo de voyeurs em que até os pensamentos são desnudos a olhares poderosos.”

Nelson Rego é autor do romance Noite-égua, do livro de contos Daimon junto à porta e de Tão grande quase nada, livro de biografias ficcionais. Publica aforismos, minicontos e outros textos sintéticos em sua coluna no jornal Sul21. É também autor de livros acadêmicos e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LANÇAMENTO DE A NATUREZA INTENSA, com sessão de autógrafos do autor.

Data e horário: 31 de agosto de 2016 (quarta-feira), a partir das 19h30min
Local: Saraiva – Moinhos Shopping (Rua Olavo Barreto Viana, nº 36 – Moinhos de Vento – Porto Alegre – RS).
Preço: R$ 35,90 (exemplar) / Contos / Formato: 14 x 21 cm / 144 páginas / ISBN 9788568076255


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora