Notícias em geral
|
27 de julho de 2016
|
19:22

Seminário e edição crítica comemoram 80 anos de ‘Raízes do Brasil’

Por
Sul 21
[email protected]
Seminário e edição crítica comemoram 80 anos de ‘Raízes do Brasil’
Seminário e edição crítica comemoram 80 anos de ‘Raízes do Brasil’
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Para comemorar os 80 anos da primeira edição do clássico “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Holanda, a Companhia das Letras organizou uma nova edição da obra, “Raízes do Brasil – Edição Crítica”, que será lançado nacionalmente no próximo dia 6 de agosto (sábado), em Porto Alegre, durante o seminário O Brasil do Raízes – Leituras, com a presença dos coordenadores Lilia Schwarcz e Pedro Meira Monteiro. As discussões contarão com a participação do professor de Literatura Luís Augusto Fischer, dos psicanalistas Enéas de Souza, Lucia Serrano Pereira (também doutora em Letras) e Robson de Freitas Pereira, além dos pós-graduandos Marcelo Diego (Universidade de Princeton) e Mauricio Acuña (USP- Princeton), que irão tratar dos seguintes temas: Raízes do Brasil: um livro em processo de construção, A pesquisa dos originais, Perspectivas – posfácio e Os efeitos na cultura, interpretações e leituras.

Historiadora e antropóloga, Lilia Schwarcz é também pesquisadora da USP e professora convidada da Universidade Princeton (EUA). Tem vários livros publicados, o mais recente deles, Brasil – uma biografia, em conjunto com a mineira Heloísa Starling. Pedro Meira Monteiro, doutor em teoria literária pela Unicamp, além de coordenador do departamento de língua e literatura na Universidade de Princeton, exerce uma função importante de intercâmbio e discussão da cultura brasileira, levando autores e temáticas diversas à Princeton e outras universidades. Também publicou vários livros sobre a obra de Sérgio Buarque de Holanda, o mais recente deles Signo e desterro- Sergio Buarque de Holanda e a imaginação do Brasil. Seu conhecimento sobre autor e sua obra lhe rendeu o convite para escrever a biografia de Sérgio Buarque de Holanda. Também estarão presentes Marcelo Diego (Universidade de Princeton) e Mauricio Acuña (USP/Princeton), pesquisadores e pós-graduandos que tiveram acesso aos originais.

RAÍZES DO BRASIL – O livro se tornou um clássico, inaugurou a moderna historiografia brasileira e transformou a forma de interpretar o país. A leitura que Buarque de Holanda faz do Brasil é fundadora de uma compreensão dos porquês da colonização à luz dos sentidos e dos acontecimentos na história brasileira e da América. Podemos acrescentar que Raízes do Brasil inscreve um momento de maturidade das bases materiais das identidades nacionais; há uma comparação e um esforço para compreender o que nos formou. Uma reflexão sobre o conhecimento sociológico e mesmo psicológico de nossa formação. E isso tudo após o longo período das independências e das disputas de criação do Estado-nação. O texto e seu autor, estão eles próprios contagiados por este contexto, e são inovadores em relação a ele, na sua compreensão e na subjacente proposição de interferência sobre a realidade.

O desterro na própria terra, a interrogação sobre o homem cordial, o enfrentamento de nossas impossibilidades, são temas incontornáveis onde ciência e arte tornam-se imprescindíveis dada a riqueza e diversidade das discussões. O que é e como modernizar? De qual Brasil falamos? Que país existe para nós hoje? Quem são os brasileiros e suas interrogações? Estas eram perguntas de 80 anos atrás, e que ainda hoje são tão pertinentes quanto necessárias.

Reler os textos e os temas tratados nesta obra não poderia ser mais oportuno. Estamos num momento especial da história brasileira, onde os conflitos sociais, políticos e econômicos parecem acirrar-se, onde as antigas ordens e preconceitos ainda ecoam. Assim, revisitar as raízes, as bases de uma cultura de colonização e imigração europeia, passando pela escravatura indígena e negra, possibilita um olhar sobre nossa atualidade. Retomar as elaborações do passado, reconhecendo seu tempo e lugar de produção, talvez possa nos auxiliar para um reposicionamento crítico e atualizado.

O evento é uma parceria do Instituto APPOA – Associação Psicanalítica de Porto Alegre e do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS.

Confira a programação:

Manhã
9h: Abertura
9h30min: Mesa 1- Raízes do Brasil: um livro em processo de construção
Lilia Schwarcz (USP) e Pedro Meira Monteiro (Princeton)
Coordenação: Robson Pereira
11h30min: Mesa 2- A pesquisa dos originais
Mauricio Acuña (USP/Princeton) e Marcelo Diego (Princeton)
Coordenação: Lúcia Serrano
13h: Intervalo – almoço

Tarde
14h: Lançamento – autógrafos – Raízes do Brasil – Edição critica
15h: Mesa 3- Perspectivas – posfácio
Lilia Schwarcz – Pedro Monteiro – Enéas de Souza – Luís A. Fischer- Robson Pereira – Lucia Serrano Pereira
17h: Mesa 4 – Os efeitos na cultura, interpretações e leituras


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora