Notícias em geral
|
22 de julho de 2016
|
18:26

Dizendo-se coagido, Maroni desiste de disputar a Prefeitura da Capital

Por
Sul 21
[email protected]
Em ato na noite de quinta-feira, Maroni, ao lado do presidente estadual Cajar Nardes, Maroni comunicou dessistência, afrimando que foi coagido a tomar decisão|Foto: Divulgação/Assessoria Rodrigo Maroni
Em ato na noite de quinta-feira, Maroni, ao lado do presidente estadual Cajar Nardes, Maroni comunicou desistência, afirmando que foi coagido a tomar decisão|Foto: Divulgação/Assessoria Rodrigo Maroni

Jaqueline Silveira

Cogitados como pré-candidatos à Prefeitura de Porto Alegre nas eleições de outubro, o deputado estadual Marcel van Hattem (PP) e o vereador Rodrigo Maroni (PR) anunciaram a saída da disputa eleitoral.

Ao contrário de van Hattem, que era apenas especulado como representante do PP na corrida eleitoral à Prefeitura da Capital, Maroni há bastante tempo assumia uma postura de pré-candidato do Partido da República com a bandeira da causa animal. Mas, devido a divergências com o novo presidente estadual do PR, o deputado federal Giovani Cherini, que ingressou na sigla neste mês depois de ter sido expulso pelo PDT, o vereador acabou desistindo e concorrerá à reeleição no Legislativo.

Em ato na noite de quinta-feira (21), que inicialmente era para ser a convenção do PR com o fim de definir as alianças e homologar as candidaturas, Maroni anunciou a retirada da pré-candidatura, sob protestos. “Foi a decisão mais triste da minha vida, justamente no dia do meu aniversário”, desabafou o vereador. “Eu lamento muito, mas fui coagido e intimidado a retirar minha pré-candidatura a prefeito dos animais, apesar de termos toda documentação correta pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), inclusive, ainda sigo como presidente municipal do PR em Porto Alegre”, garantiu ele.

Em entrevista ao Sul21 na última terça-feira (19), Cherini negou divergências com os novos companheiros, entretanto afirmou que a convocação da convenção em Porto Alegre caberia a ele, que seria o presidente do PR desde o dia 13 de julho. Já Cajar Nardes, por sua vez, garantiu que o comandante estadual do partido até esta sexta-feira (22) é ele e delegou ao presidente municipal, no caso Maroni, a convocação da convenção dentro das normas legais do estatuto do partido. Já Cherini informou que, como comandante da sigla é ele que trata das alianças e marca a convenção,  defendendo a candidatura de Maroni apenas à reeleição como vereador.

Maroni classificou a postura do novo companheiro de partido como autoritária. “Minha tristeza maior é perceber que a causa animal, da qual eu e o Cajar somos árduos defensores, foi retirada como prioridade do PR, perdendo a oportunidade de debatermos temas importantes como o Hospital Público Veterinário, a Delegacia dos Animais, Samuvet, projeto de castração 100%”, queixou-se o agora ex-pré-candidato a prefeito. “Sou defensor dos animais muito antes do Maroni”, garantiu Cherini, na entrevista ao Sul21.

Anúncio na rede social

Em vídeo gravado na Esquina Democrática, van Hattem anunciou a desistência nesta sexta|Foto: Reprodução/Facebook
Em vídeo gravado na Esquina Democrática, van Hattem anunciou a desistência nesta sexta|Foto: Reprodução/Facebook

Já van Hattem usou o Facebook para colocar um ponto final nas especulações sobre a candidatura ao comando da capital gaúcha. Em um vídeo gravado na Esquina Democrática, na Rua dos Andradas, o deputado estadual anunciou que, a pedido de muitos eleitores não concorrerá à Prefeitura. O deputado afirmou que continuará na Assembleia Legislativa, servindo “de inspiração para novas lideranças”, além de adquirir mais experiência para futuramente assumir esse tipo de desafio. “Portanto, nesse momento, em respeito a todos aqueles, que aliás em maioria, pediram para que eu permanecesse na Assembleia, digo que não concorrerei a prefeito de Porto Alegre”, comunicou van Hattem, no vídeo publicado em sua página.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora