Notícias em geral
|
11 de julho de 2016
|
18:15

Oficina ”Introdução à filosofia moral e política de Platão e Aristóteles”

Por
Sul 21
[email protected]

aristoteles e platao

Esta oficina pretende oferecer uma introdução à filosofia moral e política de Platão e Aristóteles. Além das obras dos dois filósofos, serão abordadas passagens dos poemas de Homero e Hesíodo, tendo em vista situar a filosofia moral e política de Platão e Aristóteles em relação à tradição mítico-religiosa que lhes precedeu e da qual eles são herdeiros, e do tratado de Antifonte intitulado ‘Sobre a Verdade’, que exerceu enorme influência sobre a filosofia moral e política tanto de Sócrates quanto de Platão.

Ao longo das aulas, Daniel Nascimento apresenta diversos temas que são ainda hoje objeto de discussão entre os especialistas na filosofia de Platão e Aristóteles. Mais do que apresentar aos alunos essas discussões, no entanto, o objetivo é oferecer uma introdução ao pensamento moral e político de Platão e Aristóteles que desperte a curiosidade dos alunos e lhes permita iniciar uma leitura autônoma dos textos. Serão apresentadas também a vida e a obra de cada autor de forma que o seu pensamento possa ser devidamente contextualizado e compreendido.

Data 09, 16, 23 e 30 de agosto; 06, 13 e 27 de setembro; 04, 11 e 18 de outubro, terças-feiras, das 19h às 21h, no StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698, Cidade Baixa, Porto Alegre – RS – CEP 90050/002).

Inscrições no site.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora