Deputado sai em defesa da BM na AL e afirma: ‘Bandido tem de ser tratado no pau’

Por
Sul 21
[email protected]
20160517-sergio-peres-al-1024x684
Deputado Sérgio Peres se manifestou durante o grande expediente | Foto: Vinicius Reis/Agência ALRS

Jaqueline Silveira

A atuação da Brigada Militar nas manifestações pacíficas contra o governo interino de Michel Temer (PMDB), nos dias 12 e 13 de maio na Capital, foi alvo de críticas e também de defesa na sessão desta terça-feira (17) da Assembleia Legislativa. O deputado bombeiro Biacnhini (PPL) culpou os manifestantes pela agressividade da polícia. O deputado Sérgio Peres (PRB) foi além e vociferou: “Bandido tem de ser tratado no pau”.

A petista Stela Farias classificou como “lamentável” a atitude do governador José Ivo Sartori (PMDB) em relação à conduta truculenta da Brigada Militar manifestada por ele durante reunião com representantes da bancada de oposição, que foram ao Palácio Piratini, na manhã da última segunda-feira (16), cobrar uma posição do chefe do Executivo sobre a atuação truculenta dos policiais. O bloco de oposição chegou a pedir o afastamento do secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, e do comandante-geral da BM, Alfeu Freitas. “Não podemos admitir que um governo bata em mulheres e meninas, meninas apanharam feito bicho”, afirmou Stela, que levou fotos das agressões às mulheres, que ocorreram em uma das manifestações.

Stela Farias levou para tribuna fotos das agressões a mulheres por policiais| Foto: Vinicius Ribeiro/AL
Stela levou para tribuna fotos das agressões a mulheres por policiais| Foto: Vinicius Ribeiro/AL

Ela disse que não é favorável à obstrução de ruas, contudo condenou a atuação truculenta da polícia. Nos dois dias, o Batalhão de Choque e a cavalaria dispersaram os manifestantes com bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral e spray de pimenta. Na sexta-feira, inclusive, quatro jovens foram detidas e teriam sido agredidas por policiais. Outra manifestante teria sido ferida por bala de borracha. Líder do PT, Luiz Augusto Mainardi ressaltou que os deputados foram cobrar providências do governador devido aos excessos da polícia. “As manifestações têm de ser protegidas pela Brigada Militar. “A Brigada exagerou e por isso estamos aqui protestando”, argumentou ele.

Já o deputado Bombeiro Bianchini saiu em defesa da Brigada Militar. Ele afirmou que, durante as manifestações, um grupo pichou a sede municipal do PMDB e “apedrejou o prédio da RBS TV.” Além disso, conforme ele, um grupo interrompeu uma das principais avenidas da Capital, causando “o caos” no trânsito e que se recusou liberar a via, apesar da negociação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). “A Brigada Militar entrou e houve o confronto. Três policiais foram feridos a pedra. De onde saíram as pedras?, questionou Bianchini. Ele criticou, ainda, o fato de alguns manifestantes usarem “óculos de natação” e mochilas. “Peço que tenham vergonha e não culpem a Brigada pelo incidente, a BM só cumpriu sua missão, mais respeito à Brigada Militar”, frisou o parlamentar.

Do PP, Marcel van Hattem também defendeu os policiais, já que o diálogo não foi suficiente para convencer os manifestantes a liberar o trânsito. O deputado também criticou a bancada de oposição que cobrou de Sartori providências em relação à truculência da BM. O bloco, segundo ele, tentou denegrir a imagem da Brigada, insinuando que a BM “atuou partidariamente.” “A polícia agiu com bom senso”, defendeu o parlamentar. O deputado Sérgio Peres (PRB) também apoiou a ação da Brigada devido ao fechamento de ruas. “Bandido tem de ser tratado no pau. Quero que bote lei no Estado”, disparou o parlamentar, referindo-se aos manifestantes que trancam ruas em protestos pacíficos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora