Notícias em geral
|
8 de abril de 2016
|
18:02

Orquestra Unisinos Anchieta apresenta Mozart e Salieri

Por
Sul 21
[email protected]
Orquestra Unisinos Anchieta apresenta Mozart e Salieri
Orquestra Unisinos Anchieta apresenta Mozart e Salieri

The-Rivals-Salieri-Mozart

A série MAGIS, da Orquestra Unisinos Anchieta, conta com a participação de solistas do Brasil e do exterior. A primeira edição deste ano vai acontecer em São Leopoldo, no dia 16 de abril.

No programa do espetáculo a orquestra, regida pelo maestro Evandro Matté, exibirá obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Antonio Salieri, convidando a plateia a prestigiar igualdades e diferenças dos compositores e compreendê-las como duas manifestações de expressão musical dentro do mesmo estilo: o clássico. No repertório, composições como a Sinfonia n° 1 K. 16 em mi bemol maior, de Mozart, escrita em 1764, quando tinha oito anos e estava apresentando concertos na Inglaterra, revelando a influência de vários compositores da época, como o pai, Leopold Mozart, e Johann Christian Bach (o filho mais novo de Johann Sebastian). A obra mais extensa é o Concerto K. 299 em Dó maior para flauta, harpa e orquestra, em versão para violino, piano e orquestra, escrita por Mozart em Paris (1778).

O austríaco Mozart e o italiano Salieri são contemporâneos de trajetória musical. A relação dos compositores inspirou o filme “Amadeus”, de 1984, que narra uma suposta rivalidade entre eles. No longa, dirigido por Milos Forman, Salieri tem inveja da genialidade de Mozart. Mas pesquisadores musicais garantem na vida real ambos admiravam-se e o ódio não passou de ficção.

Os solistas convidados para a abertura da série são o pianista Max Uriarte e o violinista Camilo da Rosa Simões. Max Uriarte estudou em Viena e Zurique e foi premiado em vários concursos para jovens solistas no país, além de atuar em importantes orquestras brasileiras. Camilo da Rosa Simões especializou-se na Áustria e EUA, foi laureado nos concursos Jovens Solistas da OSPA e Raiffeisen Klassik-Preis, apresenta-se em grupos com diversas formações e leciona violino na UFRGS.

A Orquestra Unisinos Anchieta conta com o patrocínio das empresas Stihl, Gedore, In Betta, Bradesco Seguros contando ainda com apoios de Get Net, Badesul Desenvolvimento, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Bergerault, HSS Informática, Impressos Portão. O projeto cultural é promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS e SESC – São Leopoldo, realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal do Brasil – Brasil Pátria Educadora. A entrada é gratuita, não perca!

ORQUESTRA UNISINOS ANCHIETA SÉRIE MAGIS – MOZART E SALIERI:
QUANDO: 16 de abril, sábado.
HORÁRIO: 20h.
ONDE: Santuário Padre Réus – Rua Luetgen, 78 – São Leopoldo (RS).
ENTRADA FRANCA


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora