Notícias em geral
|
1 de abril de 2016
|
17:05

Discoteca Pública promove 2º Encontro de Vinil

Por
Sul 21
[email protected]
Discoteca Pública promove 2º Encontro de Vinil
Discoteca Pública promove 2º Encontro de Vinil
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Em sua 2ª edição, o Encontro Estadual “Em Tempos de Vinil” celebra os 61 anos da Discoteca Pública Natho Henn (DPNH), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, inaugurada em 14 de abril de 1995, localizada no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).  A programação é totalmente gratuita e inclui exposição, feira do vinil, exibição de filmes, oficina, shows e bate-papo, entre outros.

O objetivo é implementar uma visão contemporânea sobre o importante acervo da instituição, através de várias atividades, que apresentarão o disco como tema central. Com este evento a instituição pretende reencontrar os apreciadores do suporte vinil e mostrar sua capacidade de promover a música realizada no Rio Grande do Sul, tanto no passado como no presente, por meio de ações que envolvam o público em geral, profissionais de várias áreas e jovens que participam de projetos ligados à música.

A primeira fábrica de discos do Brasil, a Casa Elétrica, é tema de exposição, na Sala Radamés Gnattali, que visa mostrar a história da música produzida no Estado e Brasil. Promovida porRicardo Eckert, dos Amigos da Casa Elétrica, também prevê uma conversa acerca da história e situação atual da Casa Elétrica. E exibição do filme homônimo,de 2011,  dirigido por Gustavo Fogaça. A Feira de Vinil é um espaço onde o público terá acesso à troca e compra de vinil, nos quatro dias do evento, sempre das 12h as19h. Haverá um mural, no mesmo local da feira, para todos que trabalham com produtos ou serviços relacionados ao vinil deixarem seu contato, tanto para a Discoteca Natho Henn, como para pessoas interessadas nos serviços.

A abertura prevê um breve histórico da Discoteca Pública; divulgação das atrações do evento e apresentações musicais.  A FM Cultura estará presente, transmitindo seus programas, ao vivo, do local. O DJ Piá estará à frente da oficina de Discotecagem, que introduzirá técnicas usadas com toca-discos, produzindo sons e interferindo em músicas existentes. Esta ação funcionará como uma conexão entre os jovens de hoje e o vinil. E também conduzirá o bate-papo “Mixando ideias”, conversa sobre a visão e a vivência pessoal dos músicos, o universo dos DJ’s e o vinil nos dias atuais. Já no bate-papo “O Vinil na Atualidade”, o músico Pedrinho Figueiredo intermediará uma conversa com os também músicos Carlinhos Carneiro (Bidê ou Balde e império da Lã) e os jornalistas Edu Santos e Roger Lerina.

Programação:

14/04 (quinta-feira)

13h30min às 18h – Discotecagem com DJ Anderson (Espaço Lupicínio Rodrigues – 4º andar)
17h às 18h – Transmissão do programa “Conversa de Botequim”, da FM Cultura, apresentado por Luiz Henrique Fontoura (Espaço Lupicínio Rodrigues – 4º andar)
18h às 19h – Transmissão do programa “Estação Cultura”, da FM Cultura, com apresentação de Liz de Bortoli (Espaço Lupicínio Rodrigues – 4º andar)
19h – Abertura oficial do evento –  DJ Piá apresenta os músicos: Rafael Brasil, Deluce, André Buchfink (Espaço Lupicínio Rodrigues – 4º andar)

15/04 (sexta-feira)
13h30min às 17h –  Discotecagem com DJ Anderson (Espaço Lupicínio Rodrigues – 4º andar)
18h – 30 minutos de Música com Jahn Berwig (Passarela 4º andar)
18h30min às 20h – Bate papo “Mixando Ideias”, com DJ Piá, DJ Anderson e Porã (Auditório Luis Cosme – 4º andar)
20h às 21h – Exibição do documentário 30 anos de  “Rock Grande do Sul”, sobre a coletânea da RCA produzida em 1986 – com Porã (Auditório Luis Cosme – 4º andar)

16/04 (sábado)
13h30min às 17h –  Discotecagem com DJ Anderson (Espaço Lupicínio Rodrigues – 4º andar)
14h às 17h – Oficina de DJ “Técnicas Básicas de Discotecagem e Scratches” com DJ Piá (Sala Irmãos Moritz – 4º andar)
15h30min às 17h – Bate papo “O Vinil na Atualidade”, com os músicos Pedrinho Figueiredo, Carlinhos Carneiro e jornalistas Edu Santos e Roger  (Auditório Luis Cosme – 4º andar)
17h – Show “30 Minutos de Música” com banda Eletroacordes (Passarela 4 andar)
18h às 20h – Exibição do filme “A Casa Elétrica”, de 2011, dirigido por Gustavo Fogaça (Auditório Luis Cosme – 4º andar)

17/04 (domingo)
15h às 19h – Festa de encerramento com o DJ Piá, Banda Hellsinki, Maí Yandara  e Grupo 3SoloS (Travessa dos Cataventos – térreo)
Exposição sobre a história da Casa Elétrica de 14 de abril a 14 de maio
Visitação: de terças a sextas-feiras, das 9h às 21h e aos sábados e domingos, das 12h às 21h (Sala Radamés Gnatalli – 4º andar)

Atividades fixas – de 14 a 17 de Abril (quinta a domingo)

12h às 19h Feira de vinil, expositores e colecionadores

Local: Espaço Lupicínio Rodrigues – 4º andar da CCMQ, com exceção do encerramento (dia 17/04), quando ocorrerá na Travessa dos Cataventos – térreo da CCMQ

 9h às 21h: Exposição sobre a história da Casa Elétrica

Local: Sala Radamés Gnatalli – 4º andar da CCMQ


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora