Em Destaque > Últimas Notícias > Geral
|
10 de março de 2016
|
20:56

Pioneira, Valeria Houston dedica Troféu Mulher cidadã às mulheres trans negras

Por
Sul 21
[email protected]
Valeria foi agraciada com o Troféu na Sessão Plenária desta quarta-feira | Foto: Marcelo Bertan/ Agência ALRS
Valeria foi agraciada com o Troféu na Sessão Plenária desta quarta-feira | Foto: Marcelo Bertan/ Agência ALRS

Da Redação

A cantora Valeria Houston tornou-se, nesta quarta-feira (9), a primeira transexual a receber o Troféu Mulher Cidadã da Assembleia Legislativa. Natural de Santo Ângelo, ela começou a cantar aos 6 anos de idade e, com o passar dos anos, ganhou notoriedade no interior do Estado. Atualmente, é bastante conhecida no Rio Grande do Sul, incluindo a capital gaúcha, onde vive atualmente e participa de apresentações e festivais.

Valeria é uma referência artística no meio LGBT, além de ser ativista pelos direitos desta população e do movimento negro. Ao receber o prêmio, emocionada, ela disse: “A todas as mulheres trans, em especial às mulheres trans negras! Sim, somos mulheres”, sendo aplaudida pelo público presente.  A premiação ocorre desde 1998, nunca tendo agraciado uma transexual anteriormente.

A indicação foi feita pela deputada estadual Manuela d’Ávila, tradicionalmente atuante em causas LGBT. Durante a entrega da premiação, Manuela afirmou que segue “na luta pelo respeito à diversidade, para que ninguém sofra violência por ser quem é, lembrando que o nosso país é o que mais mata travestis e transexuais no mundo”. Ela também conclamou que todas as mulheres estejam sempre juntas na luta permanente por seus direitos, mesmo com suas diferenças.

Após a indicação de Valéria ao grupo de mulheres parlamentares organizadoras do evento, os nomes foram submetidos a aprovação da mesa diretora da casa. Com três votos favoráveis à entrega do prêmio à Valéria e três abstenções, a presidente da casa, Silvana Covatti (PP), teve voto de minerva e decidiu por manter o nome de Valéria na lista.

O Troféu Mulher Cidadã 2016 foi concedido a sete personalidades:

Maria Berenice Dias (Defesa dos Direitos da Mulher)
Daniela Pavani (Educação da Mulher)
Cecília Hypolito (Promoção da Participação Política da Mulher)
Inque Schneider (Profissionalização e geração de trabalho e renda para a Mulher)
Maira Caleffi (Saúde)
Irmã Conceição Inaia Andrade (Atividade Comunitária em Prol da Mulher)
Valéria Houston Barcellos (Mulher na Cultura)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora