'@PostsRascunho|Tá na Rede
|
10 de junho de 2015
|
21:38

Caminho do Gol tem protesto contra a ‘máfia da bola’

Por
Sul 21
[email protected]
grupo que organizou protesto também afixou faixas pela Capital|Foto: Reprodução/Facebook oficial
Grupo que organizou o protesto também afixou faixas pela Capital|Foto: Reprodução/Facebook oficial

Da Redação

Iniciativa implantada durante a Copa do Mundo do ano passado em Porto Alegre, o Caminho do Gol foi retomado nesta quarta-feira (10) devido ao amistoso da seleção brasileira contra Honduras, às 22h, no Beira-Rio. Mas, além da concentração dos torcedores, o Caminho do Gol servirá para um protesto do movimento social e político “O Povo do Clube” contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e “toda a máfia da bola”. A manifestação sai do Largo Glênio Peres, seguindo pela Avenida Borges de Medeiros até o estádio. Também em protesto, o grupo fixou faixas em alguns viadutos tradicionais da Capital.

O protesto é em virtude das denúncias de pagamento de propina envolvendo os cartolas mais importantes do futebol mundial. Em investigação comandada pelo FBI, no final do mês de maio, foram presos na Suíça dirigentes da Fifa e de confederações de futebol. Entre eles, o ex-presidente da CBF e atual vice da entidade, José Maria Marín. Também consequência das irregularidades, o presidente recém reeleito da Fifa, Joseph Blatter, anunciou sua renúncia.

O movimento “O Povo do Clube”, conforme sua página oficial no Facebook, prega um amplo debate nacional para que a população possa influenciar na escolha do presidente da CBF. O grupo também defende mudanças no futebol para promover “o convívio pacífico” nos estádios e combater atos criminosos cometidos por alguns torcedores.

Nas faixas, os dirigentes e a CBF são alvo também |Foto: Reprodução/Facebook oficial
Nas faixas, os dirigentes e a CBF são alvo também do grupo |Foto: Reprodução/Facebook oficial

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora