Últimas Notícias > Geral
|
4 de maio de 2015
|
19:26

Farmácia e Filosofia da UFRGS estão entre as cem melhores do mundo

Por
Sul 21
[email protected]

Da assessoria de Imprensa da UFRGS 

Em levantamento divulgado nesta semana, a publicação britânica Quacquarelli Symonds (QS) listou as melhores universidades do mundo em 36 áreas do conhecimento. O destaque da UFRGS na lista ficou por conta das áreas de Farmácia & Farmacologia e de Filosofia, ambas sendo consideradas na posição 51-100, o que as coloca entre os 100 melhores do mundo nas respectivas áreas.

Faculdade de Farmácia | Foto: Ramon Moser
Faculdade de Farmácia | Foto: Ramon Moser

Outras áreas da UFRGS figuraram na lista: “Ciências Agrárias e Florestais” e “Psicologia” (posição 101-150); “Linguística”, “Engenharia Civil e Estrutural”, “Ciências do Ambiente”, “Ciências Marinhas e da Terra”, “Ciência dos Materiais” e “Sociologia” (posição 151-200); “Ciência da Computação e Sistemas de Informação”, “Engenharia Elétrica e Eletrônica” e “Química” (posição 201-250); “Engenharias Mecânica, Aeronáutica e de Produção” (201-300); “Línguas Modernas”, “Ciências Biológicas” e “Medicina” (posição 251-300); e “Física e Astronomia” (posição 301-400). O ranking completo pode ser acessado no site do QS World University Rankings by Subject.

Tendo como base mais de 85 mil questionários respondidos por acadêmicos dos cinco continentes, a QS considerou a reputação acadêmica, empregabilidade dos egressos e citações em artigos científicos dos integrantes das instituições.

Sede do mais antigo curso de graduação da Universidade, iniciado em 1895, a Faculdade de Farmácia recebeu com satisfação a notícia de estar entre as 100 melhores do mundo. Segundo o diretor José Ângelo Silveira Zuanazzi, os egressos da Unidade sempre tiveram ótimas colocações no mercado nas variadas formas de atuação proporcionadas pela formação disponibilizada pela UFRGS. Zuanazzi lembra que nos últimos anos os investimentos em novos equipamentos de pesquisa têm melhorado as publicações dos pesquisadores, além disso, os professores têm circulação intensa em nível internacional, fazendo pesquisas em colaboração com centros espanhóis, franceses e norte-americanos. “Os pesquisadores do mundo inteiro sabem que existe a Faculdade de Farmácia em Porto Alegre. Nós somos uma boa referência”, avaliou o diretor.

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | Foto: Ramon Moser
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | Foto: Ramon Moser

A coordenadora do Programa de Pós Graduação em Filosofia, Lia Levy, também não esconde a satisfação da Unidade ao receber o resultado: “estamos todos muito contentes em ver o nosso trabalho sendo reconhecido. É mais um indicativo de que estamos caminhando no rumo certo”. Questionada sobre os fatores que propiciaram o bom resultado, Levy aponta que esse é o reflexo de um trabalho que vem sendo feito há anos, aliando uma gestão de qualidade à articulação entre graduação e pós-graduação e entre pesquisa e formação. “É importante destacar também que há muito tempo temos uma inserção nacional muito bacana, com projetos em redes nacionais, desenvolvidos em conjunto com equipes de outros grandes centros do país. E tem também a articulação internacional de nossos professores. Já fizemos acordos com instituições da França, da Alemanha, entre outros países”, completa.

A QS é uma empresa britânica especializada em educação que publica anualmente a relação das melhores universidades do mundo e da América Latina. A mesma publicação indicou a UFRGS entre as 10 melhores da América Latina e entre as 500 melhores do mundo em listas anteriores. No mesmo levantamento, feito em 2014, em três áreas (“Ciências Agrárias e Florestais”, “Ciências Marinhas e da Terra” e “Filosofia”) a UFRGS figurou entre as 100 melhores.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora