Notícias em geral
|
16 de outubro de 2014
|
18:27

Casa de Cultura Mario Quintana está com restauro 75% concluído

Por
Sul 21
[email protected]
Casa de Cultura Mario Quintana está com restauro 75% concluído
Casa de Cultura Mario Quintana está com restauro 75% concluído

 

Foto: Rafael Sobral/Asscom Sedac
Primeira etapa das obras de restauro da Mário Quintana estão quase concluídas|Foto: Rafael Sobral/Asscom Sedac

Portal do Estado do RS

Mais de 75% das obras de restauro da Casa de Cultura Mário Quintana estão concluídas e a previsão de entrega da primeira fase das melhorias no prédio é até o final de novembro. O secretario de Cultura Assis Brasil esteve no local na quarta-feira (15), para ver o andamento das restaurações, acompanhado do engenheiro Paulo Walter da Luz, da empresa Arquium, responsável pelo projeto. Também estavam presentes o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Jeferson Assumção, e o diretor da CCMQ, Manoel Henrique Paulo.

Segundo o engenheiro, faltam ainda a finalização da fachada e a cúpula da Rua dos Andradas. Os tapumes, as estacas e as telas de proteção já foram quase todos retirados. “Os ornamentos que estavam se soltando já estão fixados e, até o final de novembro, devemos entregar a primeira parte”, afirmou.

O secretário Assis Brasil afirma que está satisfeito com o andamento da obra, que possibilita ao público transitar com segurança pelo local, que há anos apresentava problemas de deterioração e queda de elementos da fachada.

“É emocionante ver essa área livre dos tapumes depois de dez anos e ouvir os depoimentos de espanto e alegria das pessoas que circulam por aqui”, conta Manoel Henrique Paulo, diretor da Casa.

Para o secretário-adjunto, Jéferson Assumção, é importante destacar que a Casa nunca parou de realizar as atividades culturais e atender o público – cerca de 15 mil pessoas por mês – que vem ao local.

O custo da primeira fase da restauração – reforma das fachadas e do telhado-, é de R$ 4,2 milhões. Orçado integralmente em R$ 8 milhões, o investimento total está sendo bancado pelo Banrisul, um projeto do Governo do Estado e da Associação de Amigos da CCMQ aprovado pela Lei Rouanet.

A segunda fase inclui modernização dos teatros, revitalização dos ambientes internos, climatização e acessibilidade física e de conteúdo. O termo de parceria foi assinado em dezembro de 2011.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora