Política
|
15 de agosto de 2014
|
19:06

Em nova pesquisa Datafolha, Alckmin mantém reeleição no 1º turno

Por
Sul 21
[email protected]
Em nova pesquisa Datafolha, Alckmin mantém reeleição no 1º turno
Em nova pesquisa Datafolha, Alckmin mantém reeleição no 1º turno

Da Rede Brasil Atual – RBA

Pesquisa divulgada, nesta sexta-feira (15), pelo Datafolha mostra que o tucano Geraldo Alckmin ainda tem a dianteira absoluta em São Paulo, com 55% das intenções de voto, o que decidiria a reeleição ainda no primeiro turno – ele tem mais que a soma de todos os adversários.

Em segundo lugar na disputa pelo governo paulista, aparece Paulo Skaf (PMDB), com 16%, seguido do petista Alexandre Padilha, que tem 5%. Os demais candidatos juntos têm 3% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Na hipótese de segundo turno, Alckmin também lidera a pesquisa com folga e venceria Skaf por 63% a 26%.

O Datafolha apurou, ainda, que Padilha tem a maior taxa de rejeição entre os eleitores de São Paulo, de 28%, seguidos por Skaf e Alckmin, praticamente empatados, respectivamente com 20% e 19%.

O Instituto também investigou o nível de aprovação do governo Alckmin, que foi considerado bom ou ótimo por 47% dos entrevistados e regular, para outros 36%. Apenas 14% julgam a gestão do tucano ruim ou péssima.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-00016/2014

Rio de Janeiro

O deputado Anthony Garotinho (PR) aparece sozinho para vencer as eleições ao governo fluminense, também segundo o Datafolha. O principal oponente, o senador e ex-ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), perdeu seis pontos percentuais desde o último levantamento, em julho, e oscilou de 24% para 18% das intenções de voto. O resultado do momento aponta Garotinho com 25% (tinha 24% no mês passado).

No TSE, a pesquisa foi registrada com o número RJ-00019/2014

Minas Gerais

O ex-ministro Fernando Pimentel, candidato do PT ao governo mineiro, está 13 pontos à frente do principal oponente até o momento, o tucano e também ex-ministro Pimenta da Veiga. Respectivamente, eles tiveram 29% e 16% das intenções de votos. No estado, porém, é grande o percentual de indecisos (31%) e de votos brancos ou nulos (14%), somando 45% do eleitorado ainda sem definição.

Distrito Federal
Mesmo tendo o registro da candidatura cassado pela Justiça Eleitoral, José Roberto Arruda (PR) lidera a corrida governamental no Distrito Federal, com 35% das intenções de voto, seguido pelo petista Agnelo Queiroz (19%), que tenta a reeleição, e Rodrigo Rollemberg (PSB), com 13%. O atual governador tem contra si um alto índice de rejeição, que chega aos 46%, de acordo com o Datafolha.

Paraná

PSDB e PMDB dividem a maioria das preferências entre os paranaenses. O tucano Beto Richa aparece com 39% das intenções, enquanto Roberto Requião tem 33%. A petista e ex-ministra Gleisi Hoffmann vem em terceiro lugar, com 11%. Indecisos somam 10% e brancos ou nulos, 5%.

Pernambuco

Armando Monteiro Neto (PTB) seria eleito governador no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje, aponta o Datafolha, que constatou 47% dos votos válidos para o senador, no levantamento divulgado hoje. Paulo Câmara, do PSB – afilhado político de Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira (13) – aparece em segundo com apenas 13% das intenções.

Monteiro é o candidato indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Câmara foi secretário da Fazenda de Eduardo Campos, com quem contava para impulsionar sua candidatura.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora