Em Destaque > Últimas Notícias > Geral
|
21 de julho de 2014
|
23:06

Polícia Federal atende 50 ganeses nesta terça-feira para agilizar protocolos de refúgio

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Andréia Copini/ Prefeitura de Caxias do Sul
Reunião aconteceu na sede da Prefeitura de Caxias | Foto: Andréia Copini/ Prefeitura de Caxias do Sul

Débora Fogliatto*

Em reunião realizada entre autoridades locais e nacionais em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, nesta segunda-feira (21), a Polícia Federal se comprometeu a encaminhar 50 protocolos de refúgio em mutirão que será realizado na terça-feira (22). A partir daí, os imigrantes poderão fazer suas carteiras de trabalho para procurar emprego, que também será encaminhada em força-tarefa, pelo Ministério do Trabalho e Emprego na cidade e ficarão prontas em cinco dias. Atualmente, são 97 ganeses que permanecem na cidade, instalados no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.

O prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) sediou a reunião, e vieram de Brasília o diretor do Departamento de Estrangeiro do Ministério da Justiça (MJ), João Guilherme Granja; representantes do Comitê Nacional de Refugiados do MJ; do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Ministério do Trabalho e Emprego. Também acompanharam o encontro representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Itamaraty em Porto Alegre, os secretários estaduais da Justiça e dos Direitos Humanos, Jussara Maria Dutra Vieira e do Trabalho e Desenvolvimento Social, Edson Borba, e ainda representantes do Gabinete do Governador e da Advocacia Geral da União. De Caxias, estiveram presentes as entidades que acompanharam os ganeses desde sua chegada na cidade, o Centro de Atenção ao Migrante (CAM), Câmara de Vereadores, Igreja Católica, Polícia Federal e Fundação de Assistência Social (FAS).

“Por enquanto, eles continuarão alojados no Seminário, até porque muitos talvez tenham situação encaminhada e podem ir para outras cidades. A Missão está visitando e dialogando com eles diretamente”, contou Maria do Carmo Gonçalves, coordenadora do CAM.

A Diretora de Proteção Social Básica da FAS, Alda Lundgren, afirmou que serão feitos 50 protocolos iniciais de refúgio pela Polícia Federal nesta terça-feira (22). Para os ganeses que permanecerem na cidade, Caxias já conta com escolas de português para imigrantes, que já atenderam os 3.200 haitianos e senegaleses, segundo Alda. “Os que ficarem em Caxias já vão começar essas aulas para conseguir se adaptar também aqui”, afirmou.

Segundo a Prefeitura de Caxias do Sul, após terem a documentação, os imigrantes serão encaminhados a postos de trabalho já relacionados pela secretaria estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. A secretária estadual da Justiça, Jussara Dutra, informou na reunião que a secretaria estadual da Agricultura também dispõe de vagas na área agrícola na região. Da mesma forma, o prefeito informou que também recebeu ofertas de vagas de emprego para o grupo.

Segundo Alda, a situação dos ganeses já melhorou não apenas com a chegada do mutirão, mas também devido ao alto número de doações. “A gente fez uma campanha esse final de semana aqui em Caxias e conseguimos muitos cobertores e roupas de inverno, que era o que nós precisávamos. Agora o maior problema é calça masculina, precisamos tamanhos M e G”, disse, colocando que o número arrecadado jaquetas e cobertores já é suficiente para os ganeses que ainda estão na cidade.

No encontro, também ficou decidido que serão organizadas reuniões entre representantes dos Poderes Municipal, Estadual e Federal e da sociedade civil para iniciar as discussões para a criação de um comitê que trate do assunto de migrantes.

*Com informações da Prefeitura de Caxias do Sul


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora