Em Destaque
|
20 de julho de 2014
|
17:31

Festa de 30 anos da Associação Cultural José Martí/RS terá lançamento de CD

Por
Sul 21
[email protected]
Músicos
Compositores e instrumentistas gravam músicas para o CD|Foto: Divulgação ACJM

Assessoria Associação Cultural José Marti

Para homenagear o mais universal dos cubanos, compositores e intérpretes do RS, Cuba e Uruguai se uniram à entidade gaúcha para musicalizar e interpretar os poemas de José Martí morto em 1895, na última guerra pela independência de Cuba contra o domínio espanhol. O projeto é dedicado aos cinco cubanos Gerardo Hernández Nordelo, Fernando González Llort, Ramón Labañino Salazar, Antonio Guerrero Rodríguez e René González Schwerert, presos injustamente há quase 16 anos nos Estados Unidos, quando estavam naquele país para evitar novose fatais ataques terroristas contra a Ilha Caribenha.

O show e o lançamento do CD, com direção musical de Leonardo Ribeiro, ocorrem durante um jantar no Clube Caixeiros Viajantes, no dia 26, a partir das 20h30,  que já se encontra com os ingressos esgotados. Dois novos lançamentos do CD José Martí em Canto estão previstos: no mês de outubro, em Porto Alegre, e em janeiro de 2015 , em Havana, durante as homenagens aos 162 anos de nascimento do grande poeta e herói cubano.

O CD contará com 14 poemas de José Martí, dois declamados pelo ex-governador do Rio Grande do Sul, Olivio Dutra. Oito poesias foram musicalizadas e interpretadas pelos músicos gaúchos Leonardo Ribeiro, Pablo Lanzoni e Mário Falcão, que musicalizou para a interpretação da cantora Ana Lonardi. Do estado participam, ainda, Giovani Berti (percussão), Cláudio Sander (saxofone soprano e flauta), Ricardo Arenhaldt (bateria), Luiz Mauro Filho (teclado) e Everson Vargas (baixo).

Dois poemas foram musicalizados e gravados em Cuba pelo cantautor cubano Maurício Figueiral, acompanhado dos instrumentistas Miguel Valdés (baixo), Ian González (cajón e bongô), Lorenzo Mendoza (trompete). Outros dois foram musicalizados e gravados em Montevidéu pelo cantor e compositor uruguaio Sebastián Jantos, que gravou acompanhado do músico José Martínez (bateria, udu e tambor okonkolò), Diego Janssen (guitarras elétricas e coro), Andrés Bedó (teclados),Rodrigo Calzada (baixo), Andrés Pigatto (contrabaixo), Magdalena Fuentes (violoncelo) e Yoryi Mala Bitza (rap e vozes).

Segundo o presidente da entidade gaúcha, Ricardo Haesbaert, além de viabilizar a homenagem ao político e poeta cubano, o projeto proporcionou, ainda, um solidário encontro entre a poesia de Martí e a música e o canto dos nossos participantes, que também contribuíram para destacar o pensamento ético e humanista de José Martí, e quem sabe deixar parte deste pensamento para esta e as novas gerações.

Apóiam o projeto as seguintes entidades gaúchas: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Triunfo/RS – SINDIPOLO; Sindicato dos Enfermeiros do RS – SERGS; Sindicato dos Bancários de Porto Alegre – SINDBANCÁRIOS; Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Porto Alegre – STIMEPA; Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul – FTM; Sindicato dos Técnicos do Tesouro do Estado – AFOCEFE; Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Policia do Rio Grande do Sul – UGEIRM; Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado do Rio Grande do Sul – FETEESUL; Sindicato dos Técnicos Industriais – SINTEC; Sindicato dos Funcionários Efetivos e Estáveis da Assembleia Legislativa do RS – SINFEEAL; Sindicato dos Portuários de Rio Grande – SINDIPORG; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul = SINDIÁGUA/RS; Sindicato dos Petroleiros do RS – SINDIPETRO/RS e Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais do RS – SEMAPI/RS.

cantora ana lonardi
Cantora Ana Lonardi participa do projeto|Foto: Divulgação ACJM

O QUE: SHOW E LANÇAMENTO DO CD JOSÉ MARTÍ EM CANTO, E JANTAR COMEMORATIVO AOS 30 ANOS DE CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL JOSÉ MARTÍ

ONDE – CLUBE DOS CAIXEIROS VIAJANTES

DATA – 26 DE JULHO, ÀS 20H30

INGRESSOS: ESGOTADOS

CONTATOS (51) 99156431 (Vânia) e 96612191(Ricardo)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora