Notícias em geral
|
16 de dezembro de 2012
|
12:56

Tunísia se prepara para receber o Fórum Social Mundial

Por
Sul 21
[email protected]
A escolha pela Tunísia ocorreu após anuncio da queda de Mubarak, na edição de 2011. Foto: Al Jazeera English

Depois da Primavera Árabe, desencadeada há quase dois anos, o norte da África prepara-se para receber, pela primeira vez, o Fórum Social Mundial (FSM). O país, com 10,7 milhões de habitantes, receberá visitantes de todo o mundo em março do próximo ano, em uma reunião que os organizadores estimam em mais de dez mil delegados. Além do tema central da Primavera Árabe, há vários tópicos na agenda que vão desde a crise económica global até assuntos sociais, culturais, ambientais e religiosos.

A sociedade civil tunisina já se mobiliza em diversas frentes. Várias grandes organizações uniram-se para criar o marco do encontro, enviando representantes ao comitê diretor, encarregado dos preparativos. Formando a coluna vertebral desse comitê está a Plataforma Tunisina para os Direitos Econômicos e Sociais, cujo presidente, Abderrahmane Hedhili, e o seu coordenador de projetos, Alaa Talbi, têm papéis fundamentais para preparar a gigantesca reunião.

A escolha pela Tunísia, que venceu o Egito na indicação para realização do Fórum teve influencia da queda de Hosni Said Mubarak, durante o último FSM, realizado em Dacar, no Senegal, em fevereiro de 2011. O anúncio da queda do militar que governou o Egito provocou uma incrível alegria e esperança em todos os participantes do Fórum. A coragem e a determinação dos tunisinos e egípcios deveriam ser reconhecidas e o norte da África deveria ser escolhido para ser sede do próximo FSM.

Uma caravana viajou mais de mil quilômetros e difundiu informação sobre o FSM em dezenas de localidades em todo o país. Os organizadores disseram que há planos para realizar mais caravanas de bicicletas nas vésperas do FSM, inclusive uma saindo do Marrocos e outra cruzando de barco a partir da Itália, ambas com destino final na capital tunisiana.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora