Notícias em geral
|
30 de outubro de 2012
|
17:33

Empresário que começou vendendo coxinha dá 14º salário a empregados que lerem um livro por mês

Por
Sul 21
[email protected]
Empresário que começou vendendo coxinha dá 14º salário a empregados que lerem um livro por mês
Empresário que começou vendendo coxinha dá 14º salário a empregados que lerem um livro por mês
Leitura de um livro por mês ajudou colaboradores a crescerem muito, diz empresário | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Francis Maris Cruz preside hoje o Grupo Cometa, uma das maiores redes de revendas de automóveis e motos do país, e foi eleito prefeito de Cáceres (MT) pelo PMDB. Na labuta desde os 12 anos, quando vendia coxinha de porta em porta, o empresário, que só concluiu até o ensino médio, tenta contribuir para a formação de seus funcionários.

A valorização do esforço pessoal e a necessidade de contratar funcionários melhor qualificados o levaram a criar dois programas educacionais em sua empresa: um 14º salário para quem ler um livro por mês e MBA em Gestão de concessionárias.

Para participar do projeto literário, é necessário comprovar as leituras mensais através da entrega de um resumo ou resenha da obra. A iniciativa, segundo Francis Maris é uma forma de incentivar os empregados a estarem “sempre se atualizando”. “Isso ajudou os nossos colaboradores a crescerem muito. Só para você ter uma ideia, 99% dos nossos gerentes começaram de baixo, são prata da casa, e foram desenvolvendo suas habilidades”, relata. Há entre 200 e 300 livros disponíveis em cada uma das lojas da rede e a taxa de adesão dos funcionários é de 95%.

O programa de MBA, chamado de Universidade Cometa, é direcionado para a formação de administradores de concessionárias. “A cada trimestre eles têm uma matéria e aí os funcionários vão recebendo um suporte daquilo que vem no dia a dia do trabalho”, explica o prefeito eleito de Cáceres. A empresa promove ainda diversos projetos sociais que vão desde o plantio de árvores frutíferas na casa das famílias carentes, alfabetização de adultos a sessões de filmes para crianças moradoras de cidades em que o cinema mais próximo ultrapassa mil quilômetros.

Com informações do portal Administradores


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora