Notícias em geral
|
28 de junho de 2012
|
21:21

Itália vence a favorita Alemanha e decide título com Espanha

Por
Sul 21
[email protected]

Mais uma vez, a Itália foi surpreendente.

Chegou à semifinal, encarou a favorita Alemanha, jogou com mais inteligência e garantiu a classificação para decidir o título da Eurocopa contra a Espanha, no próximo domingo, em Kiev. Venceu por 2 a 1 e poderia ter ampliado se seus atacantes mostrassem um pouco mais de habilidade no segundo tempo, quando a Alemanha abandonou a defesa.

Mais uma vez, a Alemanha decepcionou.

Na última Copa, mostrou força de favorita e encantou pelo bom futebol organizado e moderno. Quando chegou a hora de mostrar sua força real, tropeçou diante da Espanha e perdeu a chance de decidir o título. Ficou na promessa.

Nesta quinta-feira, as duas seleções repetiram o enredo: a Itália confirmou a tradição de crescer nas competições e a Alemanha, com quase todo o time da Copa, fracassou de novo.

Desde o início, a Itália parecia mais organizada. A Alemanha dominava, acumulava chances, mas os italianos davam a impressão de estarem seguros do esquema a ser utilizado para superar os até então favoritos.

A vitória começou a ser construída aos 19 minutos: em cruzamento da esquerda, Balotelli subiu na pequena área e desviou de cabeça. Um a zero.

Nem deu tempo de a Alemanha se recuperar do susto. Aos 25, estava toda adiantada, buscando o empate, quando foi surpreendida pelo lançamento a Balotelli. Ele arrancou quase do meio do campo e, da entrada da área, bateu firme, de direta, em curva, no canto esquerdo de Neuer (na foto, o momento do chute). Dois a zero.

Os alemães entraram em crise. No resto do primeiro tempo, pareciam atordoados. Na volta para o segundo, com Klose em lugar de Gomez, tentaram reagir, mas a Itália veio preparada. A cada ataque, um contra-ataque. Em cada contra-ataque, uma chance de gol desperdiçada.

A Alemanha só superou a forte e competente defesa italiana aos 46 minutos, em pênalti bem batido por Özil. Não deu tempo. O goleiro Neuer já era um líbero, postado no meio, e a Alemanha circulava por volta da área, sem conseguir espaços.

Perdeu e viu a festa italiana.

Do blog mariomarcos.wordpress.com


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora