Últimas Notícias > Internacional > Noticias
|
20 de abril de 2012
|
14:27

Parlamento Europeu aprova medida que pode suspender benefícios argentinos

Por
Sul 21
[email protected]
| Foto: European Parliament/Flickr

Da Redação

O Parlamento Europeu aprovou, nesta sexta-feira (20), uma resolução que propõe a possibilidade de suspender parcialmente o sistema de preferências concedido à Argentina referente a exportações. A medida é uma reação à decisão da presidenta argentina, Cristina Kirchner, de expropriar a petrolífera espanhola YPF, administrada pela Repsol. A resolução obteve 458 votos favoráveis, 71 contrários e 16 abstenções.

Os detalhes de como serão feitas as restrições e as datas em que passarão a valer só serão divulgados após os ministros das Relações Exteriores das 27 países do bloco se reunirem na próxima semana.

Nas discussões de sexta-feira, os parlamentares classificaram a decisão de unilateral e arbitrária. Kirchner disse que a expropriação foi definida porque a petrolífera não estava investindo no país adequadamente.

A iniciativa do governo argentino em expropriar a petrolífera gerou críticas de instituições multilaterais – como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a União Europeia – além dos Estados Unidos.

Porém, os governos do Brasil, do Chile, da Venezuela, da Nicarágua e de Cuba disseram que a decisão argentina respeita a soberania nacional. O ministro do Planejamento designado interventor na YPF, Julio de Vido, está hoje em Brasília para conversar com autoridades sobre o tema.

Com informações da Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora