Notícias em geral
|
25 de abril de 2012
|
23:25

Integrante da CPI do Cachoeira, Collor quer evitar vazamento de dados sigilosos

Por
Sul 21
[email protected]
Antonio Cruz/ABr
"É preciso não deixar que o colegiado torne-se instância fadada a servir de mero palco para a vileza política", argumentou Collor | Foto: Antonio Cruz/ABr

Há 20 anos, o então presidente Fernando Collor foi alvo de um processo de impeachment em meio à denúncias de corrupção. Hoje senador pelo PTB de Alagoas, o parlamentar tem a oportunidade de integrar a CPMI que investigará as ligações de Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários. Ao falar em plenário nesta quarta-feira (25), Collor deu sinais de que ainda guarda mágoas da investigação que acabou determinando seu afastamento da Presidência. “É preciso não deixar que o colegiado torne-se instância fadada a servir de mero palco para a vileza política e um campo fértil de desrespeito aos direitos constitucionais dos homens públicos e de qualquer cidadão brasileiro”, observou, garantindo que atuará no sentido de evitar vazamento de dados sigilosos. Aproveitou para dar uma indireta nem um pouco sutil aos jornalistas, a quem acusou de divulgar informações falsas ou distorcidas. “Buscarei ainda, com a cooperação de meus pares, para que a agenda desta CPMI não seja pautada pelos meios e alguns de seus rabiscadores”, acentuou, dizendo ser inadmissível que alguns veículos “utilizem-se de informantes com os mais rasteiros métodos, visando ao furo de reportagem, mas, sobretudo, propiciar a obtenção de lucros, lucros e mais lucros a si próprios, aos veículos que lhes dão guarida e aos respectivos chefes que os alugam”.

Na Federasul, Aod Cunha alerta para necessidade de ajustes econômicos e sociais no Brasil

Durante reunião-almoço no ciclo “Tá Na Mesa”, promovido pela Federasul, o ex-secretário estadual e diretor-executivo da J.P Morgan Brasil, Aod Cunha, alertou que dificilmente o Brasil escapará sem sobressaltos da crise econômica internacional. Segundo ele, ainda que o comportamento atual de nossa economia faça com que o país seja visto por investidores internacionais como de “boa performance”, é preciso promover melhorias na educação e diminuir a carga tributária para fortalecer suas condições de crescimento. Em sua palestra, onde tratou de cenários internacionais, o diretor-executivo da J. P. Morgan Brasil destacou que hoje a tarefa mais difícil da Europa é conseguir sustentação para os ajustes e reformas necessários e observou que o sistema de benefícios sociais fora da capacidade contributiva é um dos maiores problemas europeus e deve servir de alerta ao Brasil.

Hollande acusa Sarkozy de simpatizar com a extrema-direita de Marine Le Pen

O candidado do Partido Socialista à presidência da França, François Hollande, acusou o atual presidente e adversário no segundo turno das eleições, Nicolas Sarkozy, de querer conquistar o apoio da extrema-esquerda para vencer o pleito. Sarkozy, que pertence ao partido direistista União por um Movimento Popular, tem se posicionado de forma ambígua durante as eleições, ora tentanto atrair a centro-esquerda, ora flertando com a extrema-direita de Marine Le Pen, candidata da Frente Nacional que abocanhou 187% dos votos no primeiro turno. Hollande disse que Sarkozy “pretende seduzir inclusive dirigentes da extrema-direita”. O presidente nega e assegura que não haverá ministros da Frente Nacional em seu segundo governo.

“Talvez alguma coisa ainda possa ser feita, mas não quero interferir no trabalho dos parlamentares" | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Mendes Ribeiro diz que é possível “consertar” texto aprovado do Código Florestal

Sem citar pontos do texto do novo Código Florestal, aprovado na quarta-feira (25) na Câmara dos Deputados, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, disse que algumas partes do relatório poderiam ser “consertadas”. “Talvez alguma coisa ainda possa ser feita, mas não quero interferir no trabalho dos parlamentares”, informou o ministro, durante a comemoração dos 39 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. Além de falar sobre a aprovação do código pela Câmara, Mendes Ribeiro mencionou a responsabilidade da Embrapa em relação aos bons resultados alcançados pela agricultura brasileira nos últimos anos. “O que o Brasil colhe hoje é resultado das quase quatro décadas de conhecimento e pesquisa. Nossa produção de grãos cresceu mais de 170% e a área plantada cresceu pouco mais de 50%. Isso e resultado de pesquisa”, afirmou o ministro.

Rompimento de cabos causa instabilidade em internet e celular na Região Sul

Usuários de internet banda larga e de telefonia celular dos três estados da Região Sul enfrentaram problemas nos serviços de voz e dados de algumas operadoras durante a tarde de quarta-feira (25). O problema foi causado por um triplo rompimento de fibra ótica da rede de transmissão que interliga os sistemas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná com o restante do país. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o rompimento foi em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Segundo a GVT, os clientes do serviço de banda larga nos três estados do Sul percebem lentidão ou dificuldade de acesso a determinados sites de internet desde o início da tarde. A TIM informou que os serviços foram restabelecidos às 16h30. A Telefônica/Vivo disse que a situação foi normalizada às 15h40, após mobilização de equipes técnicas e de todos os esforços para recuperação dos serviços. A Claro e a GVT também confirmaram problemas, prevendo o restabelecimento completo do serviço até o começo da noite de quarta-feira (25).

Divulgação / Ajuris
Ajuris anunciou no começo da semana intenção de entrar com representação na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, ligada à OEA | Foto: Divulgação / Ajuris

Governo gaúcho e Ajuris discutem situação de presídios no RS

Ocorreu na tarde de quarta-feira (25) reunião do secretário gaúcho de Segurança Pública, Airton Michels, com dois representantes da Ajuris – o presidente Pio Giovani Dresch e o vice Administrativo, Eugênio Couto Terra. Agendada inicialmente para tratar da confecção de CPFs e documentos de identidade para os apenados, como mais uma iniciativa de reinserção social, o encontro acabou sendo um espaço para discutir a situação das casas prisionais gaúchas, em especial o Presídio Central de Porto Alegre, cuja situação ganhou evidência na mídia nas últimas semanas. A Ajuris, que anunciou no começo da semana intenção de entrar com representação sobre o assunto na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), está planejando discutir a questão também com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Prefeitura de Bento Gonçalves (RS) divulga nota sobre polêmica com Gabriel O Pensador

A prefeitura de Bento Gonçalves (RS) divulgou nota nesta quarta-feira (25) onde comenta a polêmica sobre o pagamento de R$ 169.430,00 ao cantor Gabriel O Pensador para participação na 27ª Feira do Livro do município. Após uma série de manifestações públicas contra o cachê, foi decidido que os valores não seriam mais pagos e o cantor participaria apenas como patrono da Feira, sem remuneração. Abaixo, a íntegra da nota.

A Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, com a certeza de não haver nenhuma irregularidade na contratação do artista e escritor Gabriel, O Pensador, vem a público divulgar esta nota de esclarecimento sobre o conteúdo e valores da contratação e os encaminhamentos dados após o posicionamento do artista no dia de hoje.

A Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves esclarece que, ao contrário do que está sendo divulgado pela imprensa, o músico Gabriel, O Pensador não iria receber o cachê de R$169.430,00 para ser Patrono da 27ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Este valor correspondia a prestação de serviços ora contratados através da Secretaria Municipal de Educação, como o show de encerramento, realização de duas palestras com a entrega de dois mil livros que seriam distribuídos as bibliotecas das escolas da rede municipal, e as despesas que usualmente são pagas como passagem, hospedagem, deslocamentos e alimentação do artista e equipe de doze pessoas.

Em face da polêmica gerada pelas informações divulgadas, por iniciativa do artista e em concordância com a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, decidiu-se por desvincular a contratação do artista para o show, e demais serviços, do convite para ser Patrono da 27ª Feira do Livro. Sendo assim, está cancelado o show de encerramento e a entrega dos dois mil livros para as bibliotecas das escolas da rede municipal. No entanto, salienta-se que o artista não abre mão de ser patrono do evento, no qual se fará presente e também realizará palestras de forma GRATUITA, pois ressalta que quer atender ao convite que muito lhe honrou e ao apelo de seus fãs, dando retorno ao trabalho que já vinha sendo realizado nas escolas da rede.

A Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves lamenta pela repercussão negativa que tal contratação ocasionou, principalmente pelo fato da incompreensão da proposta estar prejudicando a imagem de um jovem artista e premiado escritor e de uma feira tão renomada, estando acima de polêmicas injustas.

Convite

Gabriel, O Pensador foi convidado para ser patrono numa iniciativa do Prefeito Roberto Lunelli, em concordância com a coordenação da Feira do Livro. O primeiro contato foi numa visita do músico ao município, onde apresentou o Projeto Pensandor Futebol e onde o Prefeito Lunelli conheceu um pouco mais do “lado” escritor de Gabriel, que já conquistou o Prêmio Jabuti* em 2006. E também pela sua interatividade com o público jovem, tanto através da música e publicações, assim como do esporte.

A Feira do Livro é um evento que a cada ano torna-se mais grandioso e renomado. E isso faz com que o poder público efetue constantes investimentos no desenvolvimento não só estrutural, mas sobre tudo intelectual, buscando propostas inovadoras, que vão desde o local de realização da feira até a diversidade da programação.

Atuamos num universo de 40 escolas municipais e com aproximadamente nove mil educandos. Nossa responsabilidade promover ações significativas, com qualidade crescente, a partir do que o ensino público na rede já apresenta. É por isso que obtivemos o reconhecimento como Município do Estado que mais investe em educação. E a Feira do Livro é um exemplo de investimento, não só em cultura e entretenimento, mas principalmente em educação, pois oportuniza aos educadores desenvolver com os educandos, questões relacionadas à inclusão social, alfabetização, estímulo à leitura, entre outras. O evento Feira do Livro é único em nosso município, onde o verdadeiro sentido fomenta para a leitura, a emoção, o pensar e a transformação, indo além das nossas escolas, atingindo a todos os cidadãos.

Prêmio Jabuti

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem milhares de obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona. Receber o Jabuti é um desejo acalentado por todos aqueles que têm o livro como seu ideal de vida. É uma distinção que dá ao seu ganhador muito mais do que uma recompensa financeira. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira, significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Valores

Para encerrar, a Prefeitura de Bento Gonçalves divulga de forma clara e transparente, como sempre foi, de que os valores estavam assim formatados:

1) Passagens, hospedagem, traslado, deslocamentos internos e alimentação para os dias 18 de abril, 9, 10, 11 e 19 de maio de 2012. Valor: R$ 21.360,00.

2) Duas palestras com distribuição de 2.000 livros para as Bibliotecas das Escolas da Rede Municipal. Valor: R$ 70.000,00.

3) Show de encerramento da 27ª Feira do Livro, agendado para o dia 20 de maio, com equipe de 12 pessoas da banda do músico. Valor: R$ 60.000,00 + impostos tributáveis resultando no valor de R$ 78.070,00.

Valor total: R$ 169.430,00


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora