Notícias em geral
|
28 de março de 2012
|
23:00

Brigada Militar finaliza inquérito sobre caso de racismo no dia 7 de abril

Por
Sul 21
[email protected]
Sagesse Kalala foi detido apenas por estar num ônibus no dia 17 de janeiro, em Porto Alegre | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

A Brigada Militar finaliza no dia 7 de abril o Inquérito Policial-Militar (IPM) que investiga a responsabilidade de brigadianos na detenção de dois estudantes africanos em Porto Alegre no dia 17 de janeiro. Sagesse Ilunga Kalala, da República Democrática do Congo, e Tibulle Aymar Sedjro, do Benin, foram retirados à força de um ônibus e algemados por uma policial que desconfiou dos dois sem nenhum motivo aparente e resolveu realizar a abordagem – inclusive chamando reforços. Eles foram levados para um posto da BM e então, quando os brigadianos constataram que se tratava de estudantes universitários estrangeiros, foram liberados. O IPM foi instaurado no dia 26 de janeiro e está sob o comando do major Renato Maia, comandante do 9º Batalhão da Brigada Militar.

Ufrgs cria linha de ônibus para circular pelo Campus do Vale

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) inaugurou na terça-feira (27) uma linha de ônibus para circular internamente entre as dependências do Campus do Vale. Alunos da Ufrgs e funcionários da universidade e de empresas terceirizadas poderão utilizar gratuitamente o transporte, que ainda opera em caráter experimental, com um itinerário que passa pelo Colégio de Aplicação, pelo Setir IV, pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas, pelo Terminal e pelo Anel Viário. No site da Superintendência de Infraestrutura da Ufrgs é possível obter os horários de partida da linha de ônibus.

Sindicato de Jornalistas de São Paulo termina eleição nesta quinta-feira

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo está em pleno processo eleitoral. O pleito que definirá o novo presidente da entidade começou na terça-feira (27) e terminará nesta quinta-feira (29). Duas chapas disputam o comando do sindicato de jornalistas do maior estado do país: a situação tenta reeleger o atual presidente, José Augusto Camargo, que está há seis anos no cargo, e a Chapa 2, de oposição, tenta emplacar o nome da jornalista Bia Barbosa, ligada ao coletivo Intervozes, que milita pela democratização da comunicação, e assessora de imprensa do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP).

Mesmo sob risco de não poder se eleger, Luciana Genro está disposta a concorrer a vereadora

Luciana Genro tocará campanha à Câmara de Porto Alegre sob o risco de ser barrada pela Justiça | Foto: Bruno Alencastro/Sul21

A ex-deputada federal Luciana Genro (PSOL) está disposta a encarar a disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre em outubro deste ano. Além do pleito político nas urnas, a socialista terá que enfrentar uma disputa jurídica que pode acabar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja decisão final pode legitimar ou invalidar totalmente sua candidatura – e seus votos. Uma norma constitucional que impede a eleição de parentes que detenham cargos no Poder Executivo – no caso, Luciana ficaria impossibilitada de se candidatar por ser filha do governador Tarso Genro (PT). Entretanto, por se tratar da Câmara da Capital, um poder independente do governo do Estado, a ex-deputada tentará demonstrar, na Justiça, que a norma constitucional não se aplica ao seu caso. Em junho, a socialista tentará registrar sua candidatura e, caso não consiga, recorrerá a todas as instâncias da Justiça Eleitoral e, enquanto os recursos forem sendo apreciados, tocará a campanha.

Pesquisa aponta que brasileiro lê em média quatro livros por ano

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Pró-Livro, aponta que o brasileiro lê, em média, quatro livros por ano e apenas metade da população do país pode ser considerada como “leitora”. O estudo foi feito entre junho e julho de 2011 e ouviu mais de 5 mil pessoas em 315 cidades. O mesmo levantamento foi divulgado em 2008, quando o resultado demonstrou que a leitura média era de 4,7 livros por ano. A entidade explica que não houve queda no índice, já que a metodologia da pesquisa mudou.

Jovem homossexual chileno morreu 24 dias após ser torturado por grupo neonazista

O estudante chileno Daniel Zamudio morreu na noite desta terça-feira (27), em decorrência das lesões sofridas há 24 dias, quando foi torturado durante mais de seis horas por um grupo neonazista em Santiago, capital do Chile. O jovem de 24 anos levou socos, chutes, pedradas e teve parte de uma orelha cortada, foi queimado com cigarro e cortado com pedaços de vidro apenas por ser homossexual. Desde então, há 24 dias, Zamudio estava internado em estado de coma, com uma isquemia cerebral diagnosticada. Os quatro agressores foram capturados no sábado seguinte ao ataque e possuem histórico de agressão a homossexuais e imigrantes.

Sarkozy e Hollande estão tecnicamente empatados na disputa presidencial na França

Presidente Nicolas Sarkozy disputa reeleição contra candidato do Partido Socialista | Foto: World Economic Forum/Flickr

Há menos de um mês para a votação do primeiro turno das eleições presidenciais da França – que ocorre no dia 22 de abril – o atual presidente Nicolas Sarkozy e o candidato do Partido Socialista, François Hollande, estão tecnicamente empatados nas pesquisas de intenção de voto. O último levantamento divulgado pelo jornal Le Figaro, o presidente está com 28% das intenções de voto, um ponto a frente de Hollande. A pesquisa aponta que a candidata da Frente Nacional (partido de extrema direita), Marine Le Pen, está com 17% de preferência e o candidato da Frente de Esquerda, Jean-Luc Mélenchon, está com 11%.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora