Notícias em geral
|
13 de janeiro de 2012
|
21:54

Jornalista vem a Porto Alegre para lançamento de “A Privataria Tucana”

Por
Sul 21
[email protected]
Livro de Amaury Ribeiro Jr. figura há semanas nas listas de mais vendidos no Brasil | Foto: Reprodução / Geração Editorial

O jornalista Amaury Ribeiro Jr. estará em Porto Alegre para lançar sua obra “A Privataria Tucana”. O lançamento, seguido de debate com o autor, acontece no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, no dia 25 de janeiro, às 16h. Desde o lançamento, o livro está entre os mais vendidos do país na categoria não ficção. Amaury relata possíveis irregularidades, crimes e favorecimentos ocorridos durante o processo de privatização realizado durante os governos de Fernando Henrique Cardoso.

Desacerto político

Respondendo a críticas da oposição, o governador gaúcho Tarso Genro (PT-RS) retornou afiado das férias de dez dias em Cuba. Ele disse que, contrariando o que pensam os oposicionistas, ele merecia o descanso, uma vez que ele não tem “desacertos políticos”. “Eu compreendo a angústia da oposição, porque eles participaram de um governo que a governadora não podia viajar porque não tinha quem a substituísse, por causa do desacerto político grave entre a governadora (Yeda Crusius) e o vice-governador (Paulo Feijó)”, comparou. Tarso falou que a interinidade do seu vice Beto Grill (PSB) e do presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adão Villaverde comprovou a gestão plural que costurou. “O governo não é de uma só pessoa, é de uma equipe de governo”, falou.

Empresas de telefonia celular lideram reclamações ao Procon em 2011

A maior parte das reclamações de consumidores ao Procon em 2011 concentrou-se nos segmentos financeiros e de telecomunicações. Dos 1,6 milhão de atendimentos registrados ao longo do ano, 81,9 mil foram relacionadas ao grupo Itaú, seguido pela Oi (80,8 mil), Claro-Embratel (70,1 mil) e Tim-Intelig (27,1 mil). O boletim do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), divulgado na sexta-feira (13) pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, mostrou que assuntos financeiros, telecomunicações e alguns produtos como aparelho celular, computadores, dvds, móveis e eletrodomésticos de linha branca somam 57,75 % do total de atendimentos. Entre os problemas enfrentados pelos consumidores estão as cobranças (35,46%), ofertas (19,99%), contratações (11,62%) e qualidade (11,19%). As mulheres são 54,69% das pessoas que procuraram o Procon em 2011. A maioria dos consumidores tem entre 31 e 40 anos.

FIFA vistoria possíveis centros de treinamento para Copa 2014 no RS

As sete cidades gaúchas candidatas a serem Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa 2014 devem receber a vistoria da FIFA na próxima semana. A avaliação dos representantes da entidade levará em conta as instalações dos estádios credenciados, além da estrutura hoteleira e os meios de acesso aos municípios. Novas janelas serão abertas ao fim do primeiro semestre e no decorrer do segundo semestre, nas quais novas cidades poderão se inscrever. As cidades vistoriadas serão Capão da Canoa (Estádio Mariscão), Cachoeirinha (futuro estádio do Esporte Clube Cruzeiro), Caxias do Sul (Estádio Alfredo Jaconi), Lajeado (Centro Esportivo Lajeadense), Santa Cruz (Complexo Esportivo da Unisc) e Santa Maria (Centro Esportivo Municipal).

KCNA
Foto: KCNA

Jornal afirma que governo da Coreia do Norte está punindo quem não chorou em funeral

O governo da Coreia do Norte estaria punindo severamente todos que não choraram adequadamente durante as manifestações públicas de luto pela morte de Kim Jong-il, em dezembro do ano passado. Segundo o jornal sul-coreano Daily NK, moradores da Coreia do Norte que não compareceram ou não participaram com o devido entusiasmo dos ritos fúnebres estariam sendo levados a campos de trabalho para penas mínimas de seis meses ou banidos para áreas rurais. O jornal também afirma que carros de som circulam entre 7 da manhã e 7 da noite nas principais cidades norte-coreanas, proclamando o nome do novo governante Kim Jong-un, além de longas e exaustivas aulas sobre a grandeza do novo líder para os estudantes e trabalhadores das fábricas do país. “Há uma atmosfera viciada de medo”, diz uma das fontes citadas pela matéria.

Adolescente de 17 anos leva tiro de borracha na boca durante ação na Cracolândia

Uma menina de 17 anos, usuária de crack, garante ter sido atingida na boca por um tiro de borracha, disparado intencionalmente por um policial durante a operação de “limpeza” da Cracolândia, em SP. Em reportagem do R7, a adolescente estava sentada na calçada quando policiais militares mandaram que ela se erguesse e saísse do local. “Eu não saí da rua, o PM atirou”, conta ela. Mesmo após ser atendida em um posto de saúde e receber assistência do grupo religioso Cristolândia, a jovem traz uma feia cicatriz na boca e alega estar sentindo muita dor, agravada pelos sintomas de abstinência – mesmo que quisesse, o ferimento não permite levar à boca o cachimbo necessário para o uso de crack. Em nota, a PM disse que “houve a necessidade da utilização da munição de elastômero” durante a ação contra os viciados em crack, uma vez que os usuários estariam bloqueando o trânsito. A Polícia Militar também pediu que a adolescente fizesse o registro da ocorrência.

Senado será dedetizado após ataque de rato a funcionária

O Senado determinou na sexta-feira (13) que parte de suas instalações sejam submetidas a desratização e dedetização. A medida surge após uma funcionária da Secretaria-geral da Mesa Diretora da Casa ser mordida no pé por um rato na última quarta-feira. A servidora, que calçava sandálias, está de licença e em observação. Além da Secretaria-geral, a Secretaria do Congresso também será desratizada. Os dois locais são repletos de documentos e livros – um ambiente bastante propício para proliferação de ratos, caso não se tome os devidos cuidados. Há relatos de ratos circulando em outros locais do Senado, e já foram registrados escorpiões e uma família de saruês – uma espécie de gambá – vivendo em um buraco na parede. O Senado está em recesso, mas as visitações ao Congresso seguem normalmente.

Reprodução
"Piscina pública - apenas para brancos", diz placa afixada em condomínio nos EUA | Foto: Reprodução

Proprietária é acusada de proibir acesso de negros a piscina nos EUA

Uma mulher está sendo acusada de racismo após colocar uma placa proibindo negros de usar a piscina em um condomínio em Cincinatti (EUA). De acordo com uma comissão de direitos civis do estado de Ohio, Jamie Hince foi acusada por um ex-morador de proibir sua filha, negra, de usar a piscina, alegando que a criança usava produtos nbo cabelo que “deixavam a água turva”. A proprietária alega que nunca proibiu ninguém de fazer uso da piscina e que a placa, datada de 1931, é uma relíquia usada como decoração. Jamie Hince foi condenada por violação dos direitos civis, mas recorreu e a decisão final deve sair ainda este mês.

Manual instituído pelo governo do Acre manda retuitar Tião Viana

Os ocupantes de cargos de confiança no governo do Acre receberam, via manual, recomendações sobre o uso de redes sociais em atividades ligadas ao Executivo estadual. No material, assinado pela Secretaria de Estado de Comunicação e obtido pelo Blog da Amazônia, há instruções explícitas para reproduzir, via retweet, mensagens do governador Tião Viana (PT) no Twitter. “Dê RT no @tiao_viana”, pede explicitamente o documento, que também recomenda “bom senso” ao seguir alguém no Twitter: “ao seguir pessoas você evidencia suas relações”. A cartilha, dividida em 42 pontos, pode ser vista na íntegra aqui.

Sexo oral só é pecado se houver orgasmo, diz site da Igreja Universal

O site Gnotícias, ligado ao mundo gospel, publicou nesta sexta-feira (13) matéria mostrando a visão da Igreja Universal a respeito da prática de sexo oral. Segundo a sessão de perguntas e respostas do site Arca Universal, citado na matéria, o grau de pecado do ato depende de quão longe se vai na prática: “É pecado caso o orgasmo seja alcançado por meio dessa prática. Isso porque, semelhantemente ao que ocorre no sexo anal – quando o reto recebe uma introdução estranha à sua natureza – a boca foi feita exclusivamente para falar e receber o alimento”. Se o ato não levar ao orgasmo, segundo o site, não há risco de pecar: “Não faz diferença se for introduzido na boca um órgão genital, um dedo da mão ou do pé, desde que o momento de maior prazer sexual aconteça por meio do método reprodutivo básico dos seres humanos”. Não é especificado, porém, se casais ainda não unidos pelo matrimônio podem praticar sexo oral sem incidirem em pecado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora