Notícias em geral
|
8 de dezembro de 2011
|
22:31

Suposta estudante gaúcha destila preconceito contra nordestinos no Twitter

Por
Sul 21
[email protected]
Piauí é "4º mundo" e nordestinos são "macacos", segundo perfil de suposta estudante no Twitter | Foto: Reprodução

Mais uma vez, o Twitter acaba servindo como veículo para manifestações de preconceito contra nordestinos. Desta vez, o suposto perfil de uma usuária chamada Sophia Fernandes colocou na rede social uma série de mensagens agressivas contra os moradores do Nordeste, em especial piauienses. Tudo começou quando moradores do Piauí criaram a hashtag #insultopiauiense, para reunir mensagens citando os xingamentos típicos do estado. A brincadeira mereceu resposta irada de Sophia, que se diz estudante de administração e webdesign. “Vai aprender a falar seus otários, ninguém aqui fala tupi-guarani para entender vocês não, seus passa fome”, disparou. A partir daí, seguiram-se uma série de xingamentos, que avançaram até a noite desta quinta-feira (8). Entre outros ataques, disse que o Piauí é “4º mundo” e chamou os que a criticaram de “um bando de macacos revoltados”. Para a suposta usuária, suas manifestações estão protegidas pela “liberdade de expressão”. “O twitter ta virando vaso sanitário… Muita merda twittando. (Oi macacos) -nordestinos-piauienses-cearenses…”, foi sua última mensagem, postada pouco antes das 21h.

Justiça garante continuidade de instalação da Usina Hidrelétrica de Teles Pires

A Justiça de Mato Grosso negou pedido do Ministério Público para suspender o processo de instalação da Usina Hidrelétrica de Teles Pires, localizada no rio de mesmo nome, na divisa dos estados de Mato Grosso e do Pará. A licença de instalação da usina foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em agosto deste ano. O Ministério Público Federal em Mato Grosso e o Ministério Público Estadual alegavam que a legislação do estado de Mato Grosso sobre a matéria não foi observada, pois a instalação teria que ser submetida à análise da Assembleia Legislativa e ao Conselho Estadual do Meio Ambiente ou à secretaria estadual da área. A decisão da Vara Única de Sinop (MT) acolheu o argumento da Advocacia-Geral da União (AGU), de que a legislação federal dá ao Ibama a prerrogativa de a conceder licenciamento no caso de obras de alto impacto ambiental de âmbito nacional ou regional. O início da operação comercial da primeira unidade geradora está previsto para 30 de abril de 2015. O grupo responsável pela construção é formado pelas empresas Neoenergia, Furnas, Eletrosul e Odebrecht.

Tiririca preside pela primeira vez audiência na Câmara Federal

Antonio Cruz/ABr
Foto: Antonio Cruz/ABr

Eleito com mais de 1 milhão de votos nas eleições do ano passado, o deputado federal Tiririca (PR-SP) presidiu na quinta-feira (8), pela primeira vez, uma audiência pública na Câmara dos Deputados. A Comissão de Educação reuniu-se, por sugestão de Tiririca, para discutir a concessão de alvarás para circos. Durante a reunião, Tiririca lembrou sua trajetória, que começou justamente em um circo, ainda criança. “Comecei aos 8 anos e fiquei até os 30. Sei da dificuldade. O circo é a maior cultura que temos, é cultura popular. Precisa de apoio do governo federal e dos governos estaduais”, disse. Na audiência, a burocracia na concessão de alvarás para circos foi criticada. Atualmente, as prefeituras exigem, pelo menos, 18 documentos para conceder uma permissão para o funcionamento de um circo. Tiririca disse estar esperançoso de que a audiência possa sensibilizar os deputados quanto ao tema. “Um palhaço de circo, sendo o deputado mais votado do país, está chegando e fazendo barulho”, comentou. “O circo está vivo e não pode deixar de existir”.

Ajuris elege nova diretoria

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) elegeu nesta quinta-feira (8) uma nova diretoria para comandar a entidade no biênio 2012/2013. O atual vice-presidente de Patrimônio e Finanças, Pio Giovani Dresch, da chapa de situação, venceu a disputa com 644 votos. O desembargador Diógenes Hassan Ribeiro, da chapa oposicionista, recebeu 331 votos. O novo presidente tomará posse em fevereiro do ano que vem.

Após aprovação do Código Florestal, bancada ruralista quer discutir PEC sobre demarcação de terras indígenas

Após a aprovação do Código Florestal no Senado nesta terça-feira (06) e sua provável aprovação na Câmara, a bancada ruralista no Congresso promete se mobilizar em torno da PEC 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a competência exclusiva para aprovar a demarcação das terras indígenas, áreas de conservação ambiental e terras quilombolas. Os ruralistas já conseguiram aprovar um requerimento de inclusão da PEC na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Foi necessária a mobilização de deputados do PT junto ao ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, para impedir a apreciação. Cardozo acionou o líder do governo na Casa, Cândido Vaccarezza, que propôs que a votação não fosse realizada na quarta-feira (7), ficando para o começo de 2012.

Bruno Alencastro/Sul21
Agenda de Dilma na capital argentina prevê um almoço privado e uma reunião bilateral com Cristina Kirchner | Foto: Bruno Alencastro/Sul21

Dilma prestigia posse de Cristina Kirchner na presidência da Argentina

A presidente Dilma Rousseff viaja nesta sexta-feira (9) a Buenos Aires para acompanhar a posse da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que ocorrerá no sábado (10). A agenda de Dilma na capital argentina prevê um almoço privado e uma reunião bilateral com a colega do país vizinho e o retorno para o Brasil no sábado à noite. No período em que Dilma estiver fora do país, a presidência da República voltará a ser exercida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), pois o vice-presidente Michel Temer está em Doha, no Catar, participando do encontro da Aliança das Civilizações.

Consultora Bird alerta para risco de lavagem de dinheiro no futebol

A consultura do Banco Mundial (Bird), Brigitta Maria Jacoba Slot, que realizou um estudo sobre o envolvimento do crime com o futebol, alerta que países como Brasil, Rússia e China são alvos fáceis para quadrilhas internacionais que precisam legalizar dinheiro obtido de forma ilegal e podem fazê-lo através do futebol.  A consultora destaca que o futebol é vulnerável a esse tipo de crime devido ao endividamento dos clubes, à má gestão dos administradores futebolísticos e à falta de fiscalização por parte dos governos. Brigitta considera injustificáveis os altos salários pagos a jogadores e treinadores e os montantes envolvidos nas transações feitas entre os clubes.

Senado prevê reparação para vítimas de violência

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, nesta quinta-feira (8), parecer da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) determinando o Sistema Único de Saúde (SUS) será obrigado a realizar cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por atos de violência contra a mulher. Pelo projeto, os hospitais e centros de saúde pública, ao receberam vítimas de violência, deverão informá-las sobre a possibilidade de acesso gratuito à cirurgia plástica para reparação de sequelas. Para isto, as mulheres vítimas de violência deverão procurar unidade de saúde que realiza o procedimento e levar o registro oficial da ocorrência da agressão. Quando necessário, deverão ser encaminhadas para clínicas especializadas os casos indicados para complementação diagnóstica ou tratamento. O não cumprimento da lei, caso ela seja aprovada, implicará em multa de dez vezes o valor da remuneração mensal do hospital ou posto de saúde que cometer a recusa, além de perda da função pública e proibição de contratar com órgãos de governo, em todas as suas esferas. O PLC 112/09, de autoria do deputado Neilton Mulim (PR-RJ), aprovado em caráter terminativo, segue agora para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora