Últimas Notícias > Internacional > Noticias
|
28 de dezembro de 2011
|
12:41

Cristina Kirchner está com câncer na tireoide

Por
Sul 21
[email protected]
Cristina Kirchner está com câncer na tireoide
Cristina Kirchner está com câncer na tireoide
Cristina Kirchner foi diagnosticada com um câncer na tireoide | Foto: Presidência da Argentina

Da Redação

A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, foi diagnosticada com um câncer na tireoide e será operada no dia 4 de janeiro, informou o porta-voz da Presidência, Alfredo Scoccimarro. Ela ficará afastada das funções públicas da próxima semana até o dia 24 de janeiro.

O comunicado do governo argentino indica que Cristina se submeteu a exames de rotina no dia 22 de dezembro, quando “se detectou um carcinoma papilar no lóbulo direito da glândula tireoide”. Scoccimarro também informou que os exames preliminares feitos nesta terça-feira (27) mostram que não há metástase (contaminação de outros órgãos).

Este é o tipo de câncer mais comum a atingir a tireoide, e ocorre com mais frequência em mulheres do que em homens, com taxa de sobrevivência superior a 95%.

De acordo com Scoccimarro, Cristina Kirchner ficará em convalescença, após a cirurgia da semana que vem, por 72 horas. Mas, por ordens médicas, ela se afastará das atividades públicas por pelo menos 20 dias. A cirurgia vai ser feita pelo médico Peter Sack e por sua equipe.

Reeleita em outubro com 53,07% dos votos, para mais um mandato de quatro anos, Cristina assumiu o poder após a morte do marido, Néstor Kirchner, que sofreu um ataque cardíaco aos 60 no fim de 2010. Com seu afastamento, o vice-presidente argentino, Amado Boudou, assumirá sua função.

O câncer detectado na presidenta argentina é o quinto caso envolvendo chefes de Estado da América Latina. No Brasil, a presidenta Dilma Rousseff se curou de um linfoma, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz tratamento contra um tumor na laringe. Na Venezuela, o presidente Hugo Chávez faz quimioterapia contra um câncer que começou com um tumor na região pélvica. O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, fez sessões de quimioterapia em São Paulo e também em Assunção para tratar de um linfoma.

Com informações da BBC Brasil, Telam e Agência Brasil


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora