Notícias em geral
|
12 de dezembro de 2011
|
22:43

“A Privataria Tucana” vende 15 mil cópias em 24 horas

Por
Sul 21
[email protected]
Versão e-book do livro de Amauri Ribeiro Jr. também já está disponível | Foto: Reprodução / Geração Editorial

O livro “A Privataria Tucana”, de Amauri Ribeiro Jr., já se consolida como um sucesso de vendas nas livrarias do Brasil. O livro, que apresenta fortes indícios de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, é o mais vendido na livraria online da Folha de S. Paulo, apenas três dias depois de seu lançamento. Segundo o editor Luiz Fernando Emediato, sócio da Geração Editorial, que publicou a obra, 15 mil exemplares foram vendidos apenas no dia do lançamento, na última sexta-feira (9). Outros 15 mil já estavam a caminho, impressos de emergência para serem entregues nas livrarias nesta segunda (12). A versão digital (e-book) do livro também já está à venda.

“A Privataria Tucana” vende 15 mil cópias em 24 horas (2)

Um dos principais responsáveis por tanto sucesso pode ser, paradoxalmente, o próprio PSDB, principal alvo das revelações e denúncias do livro. Nas redes sociais, comenta-se que José Serra tentou comprar todo o estoque da obra colocado à venda na Livraria Cultura, em São Paulo, além de disparar telefonemas para as redações de vários dos grandes jornais do país. Na publicação, Serra aparece em posição altamente desconfortável, como espécie de figura central que une uma série de personagens, desde parentes do próprio Serra até o banqueiro Daniel Dantas e o economista Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-tesoureiro de Serra e de FHC. Leia a resenha do livro feita pelo cineasta Jorge Furtado e publicada no blog da Casa de Cinema de Porto Alegre.

Perfil anti-nordestino é denunciado e hackeado

A OAB de Pernambuco ofereceu uma notícia-crime contra Sophia Fernandes, suposta jovem gaúcha que postou no Twitter diversas ofensas contra os nordestinos. O presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, afirma que os posts dela configuram crime de racismo. O perfil que disparou os tweets contra o povo do Nordeste também foi alvo da ação de hackers. Eles invadiram o perfil, que estão usando para divulgar ações do Anonymus e mensagens contra a xenofobia.

Bruno Alencastro/Sul21
“Sou o primeiro petista a ocupar este cargo no Estado e espero honrar esta indicação, pois é importante para o partido ocupar este cargo", diz Estilac Xavier | Foto: Bruno Alencastro/Sul21

Estilac deixa PT para assumir TCE-RS

Estilac Xavier, que teve aprovação por unanimidade pela Assembleia Legislativa para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, esteve na manhã desta segunda-feira (12), na reunião da direção Executiva do PT/RS, para anunciar sua desfiliação do partido e se despedir dos companheiros de legenda. Emocionado, o ex- Secretário-Geral de Governo de Tarso Genro, falou de sua trajetória no PT e de seu compromisso de honrar sua indicação pelo governador e a Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. “Sou o primeiro petista a ocupar este cargo no Estado e espero honrar esta indicação, pois é importante para o partido ocupar este cargo. Um partido que sofreu tanta discriminação e preconceito ao ocupar cargos públicos”, lembrou Estilac Xavier, fazendo referência ao governo Olívio e a trajetória do partido e suas lideranças.

Transparência nas indicações

O presidente do PT/RS, deputado Raul Pont destacou a trajetória política e profissional do ex-deputado. “Estamos perdendo um dos maiores quadros do Partido dos Trabalhadores. Porém, o Tribunal de Contas do Estado está ganhando um qualificado e competente profissional”, reafirmando seu pronunciamento na Assembleia. Sobre as futuras indicações para o TCE, Pont reiterou que é necessário haver transparência, critérios objetivos e democráticos para regrar as novas indicações, conforme acordo a que altera o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do RS.

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
De acordo com o médico Arthur Kutz, o ex-presidente só poderá ser considerado “curado” daqui a cinco anos, mas ele afirmou que Lula está “no caminho da cura” | Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Tumor de Lula diminui 75%, informam médicos

A equipe médica que cuida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou na tarde desta segunda-feira (12) que o tumor na laringe de Lula diminuiu 75% com o tratamento de quimioterapia já realizado. Os médicos consideraram o resultado surpreendente e acima das expectativas. De acordo com o médico Arthur Kutz, o ex-presidente só poderá ser considerado “curado” daqui a cinco anos, mas ele afirmou que Lula está “no caminho da cura”. Além disso, os resultados até agora obtidos eliminam a necessidade de uma cirurgia para retirada do tumor.

Marcelo Bandeira é o novo presidente do TJ-RS

O desembargador Marcelo Bandeira Pereira vai comandar o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em 2012-2013. A eleição realizada nesta segunda-feira (12) acabou empatada entre Pereira e o desembargador José Aquino de Camargo, ambos com 69 votos. Foi necessário fazer uso do critério de antiguidade para definir o vencedor. Marcelo Bandeira Pereira concorria ao posto pela segunda vez e sucede o desembargador Leo Lima, a quem fazia oposição dentro do Tribunal. Para 1º vice-presidente foi eleito o Desembargador Guinther Spode; para 2º vice-presidente, o Desembargador Cláudio Baldino Maciel; e para 3º vice-presidente, o Desembargador André Luiz Planella Villarinho. Orlando Heemann Júnior, por sua vez, é o novo Corregedor-Geral da Justiça. A posse está marcada para o dia 1º de fevereiro de 2012.

Primeira juíza negra do país se torna desembargadora

Considerada a primeira juíza negra do país, a baiana Luislinda Valois assumirá o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia. Ela ocupava o cargo de desembargadora substituta desde agosto de 2010. Com a proximidade da aposentadoria compulsória, a nomeação poderia não acontecer. O movimento negro baiano se mobilizou pela nomeação de Luislinda e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acabou definindo sua nomeação no último dia 6.

Reprodução
José Cláudio Machado gravou com os Serranos e fez sucesso com sua carreira solo | Foto: Reprodução

Morre o músico José Cláudio Machado, grande intérprete do nativismo gaúcho

O músico nativista José Cláudio Machado, considerado uma das vozes mais marcantes da música do Rio Grande do Sul, morreu na segunda-feira (12), aos 63 anos, em decorrência de complicações pulmonares. Nascido em Tapes, mas radicado em Guaíba, José Cláudio atuou em várias frentes – gravou tangos em espanhol, integrou o conjunto de baile Os Serranos em seu momento de maior sucesso e foi o vencedor da Califórnia da Canção Nativa de 1972, com a música Pedro Guará.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora