Notícias em geral
|
1 de novembro de 2011
|
22:33

Ratzinger deseja pronta recuperação a Lula

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Flickr

Até mesmo Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI, enviou mensagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que iniciou nessa semana tratamento para um câncer na laringe. Em encontro com o embaixador do Brasil no Vaticano, Almir de Sá Barbuda, o pontífice informou que rezará por Lula. Ao lado de Bento XVI no encontro, estava o secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone. “Ambos manifestaram grande admiração por Vossa Excelência (Lula) e pediram para lhe transmitir que terão presente em suas orações os melhores votos pelo seu pronto restabelecimento e rápido retorno à vida pública brasileira”, disse o embaixador. Bento XVI também elogiou o esforço do governo brasileiro em erradicar a pobreza e buscar a igualdade social no país, assegurando que Dilma Rousseff pode contar com o apoio da Igreja Católica na execução de políticas sociais.

Genocídio no Mato Grosso do Sul

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), 27 dos 38 assassinatos de ocorridos no Brasil em 2011 foram no Mato Grosso do Sul – 71% das vítimas. Na terça-feira passada (27), o guarani kaiowá Teodoro Ricardi, 25 anos, foi espancado até a morte na última terça-feira (27) Y’poi, no MS. Ainda não havia sido enterrado quando o jovem Isabelino Gonçalves sofreu tentativa de assassinato durante emboscada de pistoleiros. Escapou ao se atirar numa vala. m 2010, 53% dos assassinatos de indígenas do Brasil ocorreram no Estado.

Genocídio no Mato Grosso do Sul (2)

O Cimi alerta que a comunidade guarani-kaiowá faz parte do Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) e mesmo assim segue sendo atacada e tendo membros assassinados. “Quantos cadáveres Guarani Kaiowá a presidenta Dilma Roussef precisa para fazer seu governo tomar uma atitude enérgica contra esse verdadeiro genocídio?”, questiona Renato Santana, editor do jornal Porantim, ligado ao Cimi. Em editorial, o jornal também questiona a presidenta por outro motivo. A veículo diz ter obtido informações de que Dilma Rousseff determinou que toda a abertura de grupo de trabalho Funai para identificação e demarcação de terra indígena passe por seu crivo.

Reprodução
Foto: Reprodução

Morre a fundadora do Partido Comunista da Argentina

Faleceu nesta terça-feira (1º) a fundadora e presidente de honra do Partido Comunista da Argentina, Fanny Edelman. A veterana dirigente, de 100 anos, morreu por complicações decorrentes de uma infecção na vesícula, informou o secretário geral do partido, Patricio Echegaray. Fanny Edelman foi uma pioneira das lutas femininas na América Latina, além de se destacar pela atuação junto ao Socorro Vermelho, serviço comunitário ligado ao movimento comunista internacional. Nascida em 1911, em uma família de imigrantes russos, Fanny, que era professora de música, começou sua luta política pouco após o golpe de Estado que derrubou Hipólito Yrigoyen em 1930. Durante sua vida, participou de movimentos de apoio à União Soviética, China, Cuba, ao chileno Salvador Allende e à revolução sandinista na Nicarágua. Dirigente do Partido Comunista argentino havia 76 anos, Fanny Edelman foi agraciada em março deste ano com a Ordem José Martí, a mais alta distinção conferida pelo Conselho de Estado de Cuba.

Água de Fukushima

Para provar que dizia a verdade, o porta-voz do gabinete de governo japonês, Yasuhiro Sonoda, teve que beber um copo de água extraída de poças localizadas embaixo dos prédios de dois reatores da usina nuclear de Fukushima. Ele foi desafiado por jornalistas durante uma coletiva em que dizia que a água fora descontaminada. As autoridades japonesas estão confiantes com as medidas para conter a radioatividade do local, tanto que jornalistas poderão visitar a usina no próximo dia 12. A água que Sonoda bebeu, por exemplo, já vinha sendo usada para regar plantas. Ainda assim, o porta-voz não conseguiu esconder o nervosismo na hora de bebê-la.

Água e esgoto: filho de prefeita quer rapidez do TCE

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa gaúcha aprovou na manhã desta terça (1º) a realização de uma audiência pública para discutir os editais de licitação para concessão do serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto nos municípios do Estado. O deputado Marcelo Moraes (PTB), autor do requerimento, quer maior agilidade do TCE-RS e do Ministério Público de Contas do na análise dos editais de concessão destes serviços. O parlamentar salientou ainda que o edital de concessão dos serviços de água e esgoto de Santa Cruz do Sul está em análise no TCE-RS há dez meses, sem qualquer retorno. A prefeitura de Santa Cruz é administrada pela mãe de Marcelo, Kelly Moraes, também do PTB.

Capa da Revista Vox./novembro de 2011./ Divulgação Corag

A Revista Vox está de volta

Com uma homenagem ao escritor Moacyr Scliar, falecido em fevereiro deste ano, a revista Vox está de volta. O lançamento foi nesta terça-feira, (1º), às 17h, no Memorial do Rio Grande do Sul. A Vox fora publicada de 2000 a 2004, pelo Instituto Estadual do Livro, Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas (Corag) e Governo do Estado através da Secretaria da Cultura. Nesta edição, intelectuais foram convidados a escrever sobre Scliar. Entre os textos sobre o imortal estão os de Carlos Nejar, Cíntia Moscovich, Regina Zilberman e Walter Galvani. Com tiragem de 5 mil exemplares, terá distribuição gratuita na banca do Instituto Estadual do Livro e da Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas – Corag, na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Nelson Breve é confirmado como novo presidente da EBC

Foi confirmada nesta terça-feira (1º) o nome do jornalista Nelson Breve como novo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ele entra no lugar de Tereza Cruvinel, que exerceu a função entre 2007 e 2011. Especializado em cobertura econômica e política em Brasília, Breve atuou como setorista em vários órgãos do governo federal, além de ser secretário de Imprensa da Presidência da República durante o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Desde abril, ocupava o cargo de superintendente de Comunicação Multimídia da EBC.

Doe um livro, mude uma história

A Comissão de Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) e a Frente Parlamentar do Livro da Câmara de Vereadores de Porto Alegre lançou a campanha institucional Doe Um Livro Mude Uma História. Segundo a presidenta da Cedecondh, vereadora Maria Celeste (PT), a campanha tem por objetivo disponibilizar livros temáticos infanto-juvenil aos adolescentes da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo de Porto Alegre. Os locais de coleta estão disponíveis na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre e na Câmara de Vereadores. As doações podem ser feitas até o dia 15 de dezembro.



Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora