Últimas Notícias > Internacional > Noticias
|
29 de setembro de 2011
|
20:07

Uruguai anuncia plano para incluir transexuais e afrodescendentes

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

O Ministro de Desenvolvimento Social (Mides) do Uruguai, Daniel Olesker, pretende implementar políticas públicas no país para a inclusão de transexuais e afrodescendentes no mercado de trabalho. Na última segunda-feira (26), autoridades do ministério apresentaram um documento para nortear as políticas no setor, com propostas para diminuir a discriminação e desigualdade que preveem uma série de medidas, principalmente para o segmento trans.

O ministério determinou que o Instituto Nacional da Juventude (INJU), ao fazer a chamada para a primeira experiência de trabalho, também leve em consideração se a pessoa é transexual ou de ascendência africana. “Confrontando pessoas com igualdade de capacidade, se trata de favorecer a quem, não só vive em situação de pobreza, mas também é discriminada”, pontuou o secretário Andrés Scagliola, diretor nacional de Políticas Sociais do Mides.

A possibilidade de alteração no registro do sexo nas carteiras de identidade também está prevista. Outra política será a retirada da exigência de ter filhos para ter acesso ao programa “Uruguai Social” para que os trans também possam garantir este direito. As medidas também prevêem a inclusão nos formulários em geral, o ítem “mulher trans” ou “homem trans” quando se pedir a especificação do gênero. Também está prevista a realização de palestras para “sensibilizar” os funcionários públicos para lidar com assunto no cotidiano.

Com informações do El Observador e Búsqueda


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora